MENU TOPO

Uva Chenin Blanc

ORIGEM

Casta de uva branca de superior qualidade, original do vale do Loire (norte da França), já próximo do Atlântico, responsável pelo famoso Vouvray. Como todas as uvas brancas, é particularmente sensível ao terroir, de modo que fora da França não é tão famosa, mas dá vinhos muito bons, em especial na África do Sul, e também em outros países do Novo Mundo. No Brasil tem tido algum sucesso.

REGIÕES DE PRODUÇÃO

Como em outras castas francesas, em nenhum lugar do mundo conseguiu-se reproduzir vinhos Chenin blanc com a categoria dos Vouvray do vale do Loire.

CARACTERÍSTICAS DOS VINHOS

Os vinhos Vouvray são a expressão máxima da Chenin blanc, e de modo similar ao que ocorre com a Chardonnay na Borgonha, são vinhos com corpo, estrutura, sabor e bouquet. Apresentam perfeito equilibrio entre acidez e doçura (sensaçao) devido a correta evoluçao do álcool. São vinhos brancos que podem durar 10, 15, 20 anso. Os chenin blanc do Novo Mundo não tem essa exuberancia, nunca.

HARMONIZAÇÃO

Basicamente o mesmo que os Chardonnay, talvez aceitando um pouco melhor queijos amarelos, sendo uma boa pedida para fondues de queijo. (aliás fondue de queijo é com vinho branco de bom corpo, ou mesmo tinto leve, nunca cabernet ou carmenère)

© 1997-2017 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada