MENU TOPO

Artigos e Opiniões -

ORIGEM

Importante casta tinta espanhola, produzindo saborosos vinhos de bom corpo, equilibrados, com taninos suaves. Em geral, o vinho dessa casta é oferecido como crianza e roble (carvalho). Não são vinhos de muita guarda, alcançando bem 3 a 4 anos após colocação no mercado, mas não muito mais. Na França, região Languedoc-Roussillon, é conhecida como Mourvédre - na verdade é dificil dizer se da França foi para Espanha, ou vice-versa.

REGIÕES DE PRODUÇÃO

na Espanha espalha-se pelo Leste, em Alicante, e Nordeste, Priorato e Penedés; também chamada Morastell, na Catalunia; na região de Alicante (leste Espanha, na costa) é chamada Alicante. Na França, nas regiões Languedoc-Roussillon, Rhône e Provence, é conhecida como Mourvédre.

CARACTERÍSTICAS DOS VINHOS

em geral, os vinhos de Monastrell (mesmo que tenham uma parcela de Garnacha) são mais encorpados que os de Tempranillo, resultando em sabores mais densos e mais presença de taninos; aromas de frutas vermelhas maduras, e os de "crianza" com nítidos sabores e aromas secundarios (café, tabaco, baunilha, cedro, mentol). Boa persistencia.

HARMONIZAÇÃO

o descritivo da degustaçao indica clima mais frio, comidas mais "encorpadas" -- carnes, assados, queijos (claros para constraste), molhos complexos e untuosos. Tomate náo. Peixe jamais!

© 1997-2017 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada