uva tinta italiana, talvez a mais famosa, amplamente cultivada na região central da Itália, principalmente na Toscana, Úmbria, e Lazio. Principal casta do vinho Chianti (junto com Canaiolo e Malvasia Nera), DOC Toscana. A uva Brunello (q.v.) é uma variedade especial e muito controlada da Sangiovese, chamada Sangiovese Grosso.
Apesar de não ser uma uva difícil, não se espalhou pelo mundo como as uvas francesas. Portanto, continua uma uva italiana, e permanece essencialmente na região central da Italia. A "novidade" é que com a modernização de colocar o nome varietal no rótulo, pode-se encontrar muitos produtores fabricando vinhos Sangiovese de qualidade muito variável. Tem-se feito também vinhos IGT (indicaçao geográfica típica) com corte de Cab.Sauvignon e de Merlot. Existe Sangiovese no Brasil.
O Sangiovese varietal é via-de-regra um vinho de consumo rápido, 2-3 anos. De cor rubi brilhante, é caracterizada por uma elevada e agradável acidez, baixa adstringencia, e corpo médio-leve, que pede acompanhamento de refeiçoes leves ou sanduiches.
É um dos melhores vinhos para o almoço. Leve, saboroso, ligeiro, acompanha bem maionese de frango, atum ou salmão, sanduiches de queijo e presunto cru, muzzarela de búfala, tomates secos. É sem dúvida o clássico acompanhamento do macarrão á bolonhesa (no Brasil, pois não existe em Bologna!) e similares, como espaguete ou ravioli ao sugo.
Não serve para peixes, nem para mexilhões, mas vai muito bem com camarão ao agli-oglio.
© 1997-2024 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada