MENU TOPO

Artigos e Opiniões -

ORIGEM

uva tinta italiana, talvez a mais famosa, amplamente cultivada na região central da Itália, principalmente na Toscana, Úmbria, e Lazio. Principal casta do vinho Chianti (junto com Canaiolo e Malvasia Nera), DOC Toscana. A uva Brunello (q.v.) é uma variedade especial e muito controlada da Sangiovese, chamada Sangiovese Grosso.

REGIÕES DE PRODUÇÃO

Apesar de não ser uma uva difícil, não se espalhou pelo mundo como as uvas francesas. Portanto, continua uma uva italiana, e permanece essencialmente na região central da Italia. A "novidade" é que com a modernização de colocar o nome varietal no rótulo, pode-se encontrar muitos produtores fabricando vinhos Sangiovese de qualidade muito variável. Tem-se feito também vinhos IGT (indicaçao geográfica típica) com corte de Cab.Sauvignon e de Merlot. Existe Sangiovese no Brasil.

CARACTERÍSTICAS DOS VINHOS

O Sangiovese varietal é via-de-regra um vinho de consumo rápido, 2-3 anos. De cor rubi brilhante, é caracterizada por uma elevada e agradável acidez, baixa adstringencia, e corpo médio-leve, que pede acompanhamento de refeiçoes leves ou sanduiches.

HARMONIZAÇÃO

É um dos melhores vinhos para o almoço. Leve, saboroso, ligeiro, acompanha bem maionese de frango, atum ou salmão, sanduiches de queijo e presunto cru, muzzarela de búfala, tomates secos. É sem dúvida o clássico acompanhamento do macarrão á bolonhesa (no Brasil, pois não existe em Bologna!) e similares, como espaguete ou ravioli ao sugo.
Não serve para peixes, nem para mexilhões, mas vai muito bem com camarão ao agli-oglio.

© 1997-2017 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada