MENU TOPO

Artigos e Opiniões -

ORIGEM

Excelente uva da Toscana (Itália), variedade nobre da Sangiovese, desenvolvida no condado de Montalcino e cercanias; designação do vinho com ela produzido. Tornou-se famosa pelos fabulosos vinhos (DOC e DOCG) Brunello de Montalcino. É uma casta feita para ser trabalhada em "solo", e capaz de produzir vinhos de grande longevidade. Na verdade, os vinhos de uma safra só são liberados ao mercado depois de 5 anos.

REGIÕES DE PRODUÇÃO

Os vinhos Brunello de Montalcino são de superior qualidade, sendo que podem chegar a ser excepcionais. A uva Brunello, fora das regiões demarcadas para ela em Montalcino, é também conhecida como Sangiovese Grosso (grande, no masculino, porque uva é vitigno, masculino), com a qual se faz o Rosso di Montalcino, inferior ao Brunello, bom para os anos ruins.

CARACTERÍSTICAS DOS VINHOS

Um "Brunello" sempre requer ocasião e respeito. Será um vinho encorpado, vermelho escuro com tons acastanhados, com ótimo equilibrio entre álcool, acidez, e taninos suaves (macios). Não tem nenhum açucar perceptível. De acordo com o grau de envelhecimento - 8, 10, 15, 20 anos - apresentará maior complexidade aromática e gustativa.

HARMONIZAÇÃO

Pratos nobres, de temperos sutis. Carnes e aves, cuidadosamente preparados valorizarão e realçarão suas excelentes qualidades. Um "T-bone steak" com batatas assadas, e lascas de queijo gruyère, farão com um Brunello uma refeição inesquecível. Nunca tome Brunello com tomates e temperos apimentados. Nunca desperdice um Brunello com entradas ou saladas, ou num dia quente. Prefira tomá-lo à noite.

© 1997-2017 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada