MENU TOPO

Uva Marsanne

ORIGEM

uva branca da região de Côtes du Rhône, Leste da França. Normalmente entra nos Côtes du Rhône brancos junto com a Roussane, a grenache blanc e a Ugni blanc. Pode também entrar no Mâcon blanc, junto com a Pinot gris ou blanc. Tem boa acidez e aromas de frutas frescas, favos de mel, e damascos; é pouco comum em vinhos varietasi.

REGIÕES DE PRODUÇÃO

estando na região de Côtes du Rhône (CdR), e sendo branca, sempre entra nos vinhos brancos dessa região, em maior ou menor proporçao, dando-lhes caracter aromático e frutado. Podem ser vinhos de alguma guarda.

CARACTERÍSTICAS DOS VINHOS

Os CdR brancos são vinhos de corpo médio, boa estrutura, e sabor distinto. Tem coloraçao palha intenso, podendo chegar ao dourado; aromas de frutas frescas, damascos e toques de mel; na boca demonstra frescor e equilibrio do açucar residual com a acidez suave. Podem ser vinhos de guarda, chegando bem a 10 anos, ou mais.

HARMONIZAÇÃO

Peixes de corpo e sabor, como badejo e congro, com molhos de ervas, espinafre, e batata baroa (mandioquinha). Talvez um camarão na moranga, com uma leve pimenta de cheiro. Queijo de cabra (de dia) e fondue (de noite). Saladas com chester ou peru defumado e torradas (croutons).

© 1997-2017 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada