MENU TOPO

Uva Pedro Ximenes

ORIGEM

esta é a uva Pedro Jimenez, do Jerez de la Frontera, vinho fortificado do sul da Espanha, na região do mesmo nome. É particularmente boa para ser passificada e poder dar um vinho de elevado conteúdo de açucar e alcool, com muito aroma e sabor.

REGIÕES DE PRODUÇÃO

como outras uvas do Velho Mundo, tem ficado em sua origem, produzindo o vinho Jerez de la Frontera (ou Xerez, em portugues; e Sherry, em ingles). O Xerez é um vinho alcoolizado, com adiçao de aguardente vínica (não é bagaceira), e tem grau de 19 a 22%; por isso os ingleses chamam de sherry brandy.

CARACTERÍSTICAS DOS VINHOS

O Jerez (Xerez) pode ser mais claro, ou mais escuro, mas tem sempre uma cor acastanhada. Os mais envelhecidos e mais doces podem ser quase tintos. Dividem-se em Fino, Oloroso (aromático) e Amontillado; e podem ser doces, meio-doces, meio-seco e seco, mas mesmo o seco ainda traz um açucar residual bem maior que os vinhos naturais.

HARMONIZAÇÃO

os doces são vinhos de sobremesa, ou para acompanhar queijos especiais, de cabra ou Roquefort. Os secos e meio-secos podem ser um bom aperitivo, com presunto cru e choriço ou salame, ou simplesmente puros (no calor, pode-se colocar uma pedrinha de gelo).

© 1997-2017 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada