MENU TOPO

Uva Tinta Roriz

ORIGEM

Uva tinta tradicional da região do Douro, no norte de Portugal. É a Aragonês do Alentejo, e a Tempranillo da Espanha. Trata-se de uma uva de grande potencia, dando vinhos de bom corpo, estruturados, cor rubi violáceo; aromas intensos de frutas vermelhas e ameixas; paladar complexo e agrádavel, boa acidez e bom alcool. Longa persistencia. É também uma das castas do vinho do Porto. Interessante notar a questão de terroir, pois a Tinta Roriz tem caracteristicas próprias, apesar de ser a mesma casta da Aragones e da Tempranillo.

REGIÕES DE PRODUÇÃO

apesar de típica do Douro, pode ser também utilizada nos vinhos fronteiriços do Dão. Vinhos complexos e com boa capacidade de guarda.

CARACTERÍSTICAS DOS VINHOS

uva de grande potencia, dando vinhos de bom corpo, estruturados, cor rubi violáceo; aromas intensos de frutas vermelhas e ameixas; paladar complexo e agrádavel, boa acidez e bom alcool. Longa persistencia. Pode amadurecer em carvalho, aparecendo notas de café, tabaco e madeira discreta.

HARMONIZAÇÃO

pela sua sua potencia vai bem com carnes vermelhas, assadas, churrasco, feijão tropeiro, linguiça; souflé de batatas com bacon; arroz de carreteiro. Não desperdice com frango, se quiser tente com pato assado, castanhas e pure de ervilhas.

© 1997-2017 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada