MENU TOPO

Artigos e Opiniões -

ORIGEM

é a combinaçao de uvas viniferas (assemblage) que entra em todos os vinhos de Bordeaux, França. Diferentes produtores usam diferentes proporçoes, mas a base é sempre a mesma.
Cabernet Franc é utilizada junto a cabernet sauvignon, merlot e petit verdot. É ela a responsável pela estrutura, o esqueleto sustentador, dos grandes vinhos "grand cru" de Bordeaux; a Cabernet Sauvignon dá aroma, sabor e corpo; a Merlot dá a suavidade, a maciez, e completa o sabor; a Petit Verdot dá um leve tempero.

REGIÕES DE PRODUÇÃO

todos os vinhos DOC Bordeaux, bem como os de comunas e "châteaux" específicos. Fora da França, apenas a California tem produzido coisas interessantes; mas hoje o Chile está começando a se aventurar neste peculiar território.

CARACTERÍSTICAS DOS VINHOS

cada proporçao do corte (assim designado pois a mistura é feita após as vinificaçoes individuais de cada uva utilizada), dará sabores, aromas, estrutura e longevidade diferentes. Além disso, os segredos de elaboração dos grandes châteaux comprovam que as diferentes receitas dão resultados diferentes, mas igualmente fantásticos. E conseguem mantê-los por décadas e séculos, cativando os consumidores.

© 1997-2017 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada