MENU TOPO

Uva Cinsault

ORIGEM

uva tinta de origem provençal, sul da França. A Cinsault produz un vinho géralmente pouco alcoolisado, baixa acidez e cor vermelho vivo; boa para vinhos de consumo rapido, mas também capaz de colaborar com vinhos de corpo e estrutura. Coexistem as grafias Cinsaut e Cinsault.

REGIÕES DE PRODUÇÃO

é uma das principais cepas do sul e sudeste da França, fazendo parte (junto com Mourvédre, Grenache e Syrah) dos vinhos Châteauneuf du Pape, Côtes du Rhône, Côtes de Provence, e Coteaux du Languedoc.

CARACTERÍSTICAS DOS VINHOS

os varietais Cinsault são vinhos tintos sem muito carater, para serem bebidos logo, e sem muita atençao. Os mais famosos, assinalados acima, pricipalmente os Châteauneuf du Pape, podem ser vinhos espetaculares, de cor rubi intensa, fechada, bom corpo; aromas de frutas maduras, e quando passados por barricas, tons de tostado e tabaco; paladar superior, equilibrado entre álcool açucar e acidez, com taninos robustos mas não agressivos. Os Côtes du Rhône Villages também entram nessa descriçao.

HARMONIZAÇÃO

com as características que foram assinaladas, vê-se que acompanham bem carnes e risotos, pratos com funghi e champignons, queijos e fondues. Poderão acompanhar também pratos de feijão vermelho com linguiça, ou mesmo um tutu a mineira, arroz carreteiro e couve refogada (com leve toque de alho).

© 1997-2017 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada