MENU TOPO

Notícias do Vinho

Geadas tardias podem comprometer a safra 2018 em Bordeaux

26-mai-18 França

Uma forte geada atingiu parte da região de Bordeaux no início de junho, afetando Péssac-Léognan, Blaye, Bourg e Cognac.

Violentas chuvas de granizo devastaram partes da região vinícola de Bordeaux no sábado, 26 de maio, atingindo centenas de vinhedos, com milhares de hectares de vinhas destruídas.

Os efeitos das geadas são

- Destruição de brotos e cachos em formação, causando uma redução do volume de vinho produzido pelo vinhedo. Perdas podem ir de 30 até 100 de um vinhedo.

- Maiores danos nas plantas, quebrando partes que podem levar de 1 a 3 anos para se recompor, dessa forma eventualmente afetando a produção dos vinhedos nas safras seguintes.

- Como cada produtor produz menos vinho, é inevitável que o preço aumente, para compensar a perda e conseguir pagar as contas do ano.

O pior é que isso acontece um ano depois que a região de Bordeaux sofreu uma de suas piores colheitas na história, em 2017, com uma queda de 39 no ano na produção

O granizo atingiu o sul da região ao meio-dia, afetando a região de Pessac-Leognan e o sul do Médoc, seguindo para a Bourg e Blaye, na margem direita do rio Gironde e, mais ao leste, em Gensac e Pessac-sur-Dordogne.

A região de Cognac, que fica ao norte de Bordeaux, também foi atingida pelo granizo, afetando por volta de 10.000 hectares , ou 12 dos vinhedos. Cognac também foi afetada no ano passado.

Avaliações preliminares apontam para perdas próximas de 1.000 hectares no Medoc, entre 4.000 entre Côte de Blaye e Côte de Bourg. e mais 1.000 hectares nas proximidades do Gensac.

O fenômeno das geadas tardias sempre foi um fantasma que acontecia esporadicamente na região, mas nos últimos anos isso vem se tornando mais frequente, sendo creditado a uma consequëncia do aquecimento global do planeta.

Voltar para a lista de noticias

© 1997-2018 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada