MENU TOPO
Voltar
Áustria - Burgenland
Localização

Burgenland é região da Áustria.

Introdução Mais

Burgenland, na extremidade oeste do país, com seu clima ameno, é bastante focada na produção de vinhos tintos, mas tem tradição histórica de vinhos doces. Essa região abriga 28% dos vinhedos austríacos.

O clima em redor do grande lago Neusiedl, de águas rasas, combinado com dias tépidos no outono, favorece a presença do fungo Botrytis devido à umidade alta resultante.

O clima continental e aquecido do Pammonian, na parte leste da região, favorece a produção de tintos encorpados e ricos.


Sub-Regiões

A região vinícola de Burgenland possui 4 sub-regiões:

> Eisenberg
> Leithaberg

> Mittelburgenland
> Neusiedlersee

Mapa vinícola de Burgenland - imagem Austrian Wine

Mapa vinícola de Burgenland - imagem Austrian Wine

Vinhos da Região de Burgenland

A cidade de Rust, às margens do lago, é famosa pelo seu vinho de sobremesa botritizado Ausbruch, enquanto Seewinkel, no lado oposto, é conhecida pelos seus vinhos TBA (Trockenbeerenauslese), geralmente produzidos com as uvas Welschriesling (nada a ver com a Riesling), Chardonnay, Scheurebe e Traminer.

Mais ao sul encontramos a área da denominação Neusiedlersee DAC, com sólida produção de tintos potentes da uva Zweigelt, mas também se usam Blaufränkisch e St. Laurent.

A DAC Leithaberg, nas encostas das montanhas Leitha, tem solos de ardósia e calcário, criando um território favorável à rustica uva tinta Blaufränkisch, mas aqui também surgem brancos complexos das uvas Weißburgunder, Chardonnay e Grüner Veltliner.

Desde 2005, a DAC Mittelburgenland, com solos de xisto e gnaiss, foi a primeira denominação oficializada em Burgenland, seguidas por Leithaberg DAC e Eisenberg DAC em 2008 e Neusiedlersee em 2012.

Está em processo de criação Rosalia DAC, nas montanhas ao sul de Leitha, dedicada a tintos de Blaufränkisch e Zweigelt, que também produz vinhos rosés. Estão propostas Rosalia DAC Reserve e Rosalia DAC Rosé.

Dados de Produção de Burgenland
Área de Vinhedos: 11.585 hectares
Produção de Vinhos: 88.844.000 garrafas

© 1997-2018 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada