Carlos José Arruda
Professor








MENU TOPO Academia do Vinho
Voltar
West Coast West Coast - Califórnia
Localização

Califórnia é uma sub-região da região da West Coast.

Mapa vinícola da Califórnia

Mapa vinícola da Califórnia

Vinhos da Sub-região da Califórnia

A Califórnia é o maior produtor de vinhos entre os estados americanos e sua vinicultura remonta a meados do século 19. Seu clima é tipicamente mediterrâneo, com ventos frescos, muito sol e chuvas bem localizadas. Seu território é uma sucessão de pequenos vales, cada um com particularidades de clima e solo, criando um celeiro de terroirs propícios ao desenvolvimento de vinhos de qualidade.

As regiões californianas mais importantes são Napa Valley e Sonoma Valley, seguidas por Mendoncino e Lake Counties, situadas em direção norte a partir da cidade de São Francisco.

Napa é conhecida mundialmente pela qualidade de seus vinhos. Ali se encontram mais de 500 vinícolas, tornando-a a mais densa região vinícola do mundo! Várias delas realizam trabalhos reconhecidos de enologia, produzindo vinhos ícones de prestígio mundial. O território de Napa é estreito, ladeado por colinas vulcânicas baixas.

Sonoma é um núcleo de 50 x 50 km, marcado por amplas planícies, colinas suaves e partes da costa do Pacífico, encontrando-se ali mais de 300 vinícolas. Aqui a vinicultura é de menor escala, com os principais produtores fornecendo uvas para vinícolas de alto nível. O clima é mais fresco que o de Napa, com variações a cada micro-região. As brisas marinhas e neblinas são características das áreas costeiras.

A Califórnia vem construindo grande prestígio para seus vinhos tintos ricos e encorpados e brancos barricados feitos com uvas bem maduras. As principais uvas tintas utilizadas são Cabernet Sauvignon, Merlot e Zinfandel - esta tida como parente próxima da Primitivo italiana e considerada patrimônio nacional - mas ultimamente a Syrah e a Cabernet Franc têm crescido em resultados.

A variedade de uva branca dominante é a Chardonnay, quase um ícone dos vinhos americanos, mas vale citar a presençaa da White Zinfandel, que produz vinhos leves e simples.

Outras regiões californianas de destaque são Mendocino, Monterey, Paso Robles, Russian River Valley, Dry Creek Valley, Alexander Valley, San Luis Obispo, Santa Barbara, Santa Clara Valley, Lodi e Woodbridge.

A maioria das regiões vinícolas da Califórnia tem um micro clima particular que favorece um tipo de vinho ou de variedade de uva. Em termos gerais, os melhores terroirs dos vales se caracterizam por brisas marinhas frescas e nevoadas ou temperaturas moderadas, constituindo uma excelente localização para produção de vinhos de qualidade. Além disso, os sopés de Sierra mostram um clima mais fresco que o Vale Central, sendo outra localização favorável para vinhos de qualidade.

© 1997-2024 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada