MENU TOPO
Voltar
Libournais (Saint-Emilion / Fronsac / Pomerol) - Côtes de Bordeaux
Localização

Côtes de Bordeaux é uma sub-região da região de Libournais (Saint-Emilion / Fronsac / Pomerol).

Introdução Mais

A Apelação Côtes de Bordeaux é formada por um grupo de sub-regiões de Bordeaux que têm em comum um grande conjunto de vinhedos situados em encostas (Côtes) ensolaradas que produzem bons vinhos há séculos, abrigando um importante patrimônio histórico e arquitetônico como testemunho do seu passado.

Sob essa apelação foram reunidas, em 1985, as AOC originais Côtes de Blaye, Côtes de Castillon, Côtes de Francs e Côtes de Cadillac. Sainte-Foy Bordeaux foi adicionada em 2016.

Essa união veio fortalecer o grupo, principalmente incluindo na nova AOC o nome - Bordeaux - com seu significado mágico em todo o mundo, mas também valorizando o terroir típico de encostas que caracteriza essas apelações.

É muito importante lembrar que cada uma das ( agora ) sub-apelações tem características particulares de terroir e produz vinhos com estilos diferentes, mas a criação do conjunto melhora sua visibilidade e as fortalece comercialmente.

A produção total das Côtes de Bordeaux representa 10% do volume de vinhos de Bordeaux, sendo 97% de tintos.

Apelações Mais

A região vinícola das Côtes de Bordeaux possui 5 apelações: ... (veja mais)

> Blaye - Côtes de Bordeaux  (AOC)
> Cadillac - Côtes de Bordeaux  (AOC)
> Castillon - Côtes de Bordeaux  (AOC)

> Francs - Côtes de Bordeaux  (AOC)
> Sainte-Foy Côtes de Bordeaux  (AOC)

Vinhos da apelação das Côtes de Bordeaux AOC

Os estilos particulares de cada um dos territórios participantes das Côtes de Bordeaux criam um conjunto muito rico e complexo, baseado nas antigas apelações individuais.

Para melhor detalhar cada um deles, decidimos aqui situar a AOC no nível de sub-região, com cada um dos territórios, correspondentes às AOCs originais, merecendo uma página individual

Aqui temos uma breve apresentação de cada um:

Blaye Côtes de Bordeaux

A maior das cinco da denominação, aqui se produzem bons tintos de preço acessível, tipicamente com estilo frutado e de consumo jovem - 3 a 4 anos, além de brancos maduros com passagem em barrica.

Castillon Côtes de Bordeaux

Vizinha de Saint-Émilion, da qual tem grande influência e algumas similaridades, muitas propriedades pertencem a vinicultores de Saint-Émilion.

Os preços mais baixos dos vinhedos em Castillion permitem que eles produzam aqui vinhos de bela estrutura, com todo o estilo de Saint-Émilion, igualmente baseados nas variedades Merlot e Cabernet Franc e que podem evoluir bem com a guarda, por um preço bem mais acessível.

Muitos Castillon hoje são chamados de mini-Saint-Émilion.

Francs Côtes de Bordeaux

Um pequeno território localizada ao lado de Castillon, Francs é a menor e mais rural região, próxima a Bergerac, quase no sudoeste. Em Francs se produzem brancos e tintos saborosos e elegantes, com bom potencial de guarda..

Cadillac Côtes de Bordeaux

Curiosamente, o cavaleiro de Lamothe-Cadillac, um grande conhecedor de vinho, foi enviado como governador para a Louisiana (que pertencia à França e depois foi vendida aos Estados Unidos, com financiamento do Banco da Inglaterra) levou consigo seu vinho favorito, um Cadillac. que veio a dar nome a uma linha de automóveis de luxo americanos.

Os vinhos de Cadillac, na maioria tintos, são bastante típicos, marcados por frutas negras e taninos intensos que se amaciam no tempo, além de pequena produção de brancos doces.

Sainte-Foy Côtes de Bordeaux

Bem menos conhecida que suas quatro colegas, a região de Sainte-Foy-la Grande, que se estende junto a Entre-Deux-Mers ao longo do rio Dordogne, produz tintos densos, de boa estrutura com toque rústico, além de brancos doces.

História

As Côtes de Bordeaux abrigam um testemunho importante da história do vinho de Bordeaux e também da França,

Os vinhedos das encostas convivem com cidadelas, châteaux, igrejas romanas e sedes históricas, marcas de um passado rico e ativo.

Aqui se explora a vinicultura desde o século 2, onde os Romanos plantaram os primeiros pés de Vitis Biturica. Relatos do século 4 afirmam que aqui se produzia um vinho cuja fama chegava a Roma.

O esplendor vinícola da região começa com o casamento de Aliénor d`Aquitaine e Henri Plantagenêt, que abriu as portas do mercado de Londres aos vinhos das Côtes e manteve a ocupação inglesa até 1453, quando a Batalha de Castillon marca o fim desse domínio.

Os vinhos das Côtes mantiveram seu prestígio junto aos ingleses e ganharam uma nova força na segunda metade do século 17, pois sua excelente resistência ao transporte e à conservação ( graças à boa insolação das encostas ) os tornaram favoritos para envio às colônias do Império Britânico.

No século 18 aparecem as diferenciações vinícolas dos diferentes territórios, com aprimoramento do foco em tintos (e também brancos) adaptados aos microclimas, características que viriam a definir as AOCs no século 20.

As principais datas da AOC Côtes de Bordeaux são:

1985

Os produtores das Côtes de Bordeaux decidem trabalhar em conjunto para adotar uma identidade comum e um canal único de comunicação, nascendo assim a Associação das Côtes de Bordeaux, inicalmente com 4 participantes: Côtes de Blaye, Côtes de Castillon, Côtes de Francs e Côtes de Cadillac.

2004 a 2007

Surge a idéia de uma marca coletiva de reconhecimento, reunindo sob o nome Côtes de Bordeaux as 4 aApelações da Associação.

A Association se torna a Union des Côtes de Bordeaux, reunindo os territórios de Blaye, Cadillac, Castillon et Francs.

Outubro 2008

Publicação no Journal Officiel o caderno de encargos da nova Apelação (Côtes de Bordeaux), definindo um sobrenome comum - Côtes de Bordeaux - e um prenome - Blaye, Francs, Castillon ou Cadillac - mantendo a personalidade e a identidade de cada território.

31 de Outubro 2009

Afinados com o INAO (Instituto Nacional de Apelações de Origem) e as entidades profissionais de Bordeaux, nasce oficialmente a nova AOC - Côtes de Bordeaux

Dezembro 2011

Homologação do caderno de encargos por decreto

Abril 2015

Definição do posicionamento da AOC e criação de uma nova identidade visual

Novembro 2016

Homologação do novo caderno de encargos por decreto.

Sainte-Foy Bordeaux se junta oficialmente à Union des Côtes de Bordeaux.

Dados de Produção das Côtes de Bordeaux
Área de Vinhedos: 12.000 hectares
Produção de Vinhos: 66.700.000 garrafas
Mais informações no site:

Internet www.bordeaux-cotes.com
Francês Francês Inglês Inglês Espanhol Espanhol

Créditos

Union des Côtes de Bordeaux

© 1997-2018 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada