Carlos José Arruda
Professor








MENU TOPO Academia do Vinho
Voltar
Savoie Savoie - Cremant de Savoie DOC
Localização

Cremant de Savoie é denominação da região Savoie.

Vinhos da Denominação Cremant de Savoie DOC

O Crémant de Savoie é a mais recente Apelação dentre os Crémants.

A nova apelação vem consolidar práticas e uvas consagradas nas regiões envolvidas, segundo as regras básicas:

- Mínimo de 60% de variedades locais, sendo obrigatórios 40% de Jacquère (branca) e 20% de Altesse (branca).

- Podem ser usadas complementarmente a Aligoté (branca) e Mondeuse (tinta) e a Chardonnay, esta com um percentual máximo de 40% no corte final.

- Exclusivamente na Haute-Savoie podem ser usadas a Chasselas (branca) e a Mollette (branca)

- As uvas tintas têm um percentual limitado a 20% do corte

Técnicas

As principais regras de elaboração da AOC Crémant de Savoie são:

- Colheita exclusivamente manual

- Transporte das uvas em caixas baixas perfuradas, garantindo a integridade das uvas e também permitindo o escoamento de sucos resultantes do esmagamento acidental.

- Como todo Crémant, os espumantes devem ser elaborados pelo Método Tradicional, ou segunda fermentação na garrafa.

- O vinho base deve repousar em tanques durante 1 mês antes da entrada na garrafa para a tomada de espuma (segunda fermentação)

- As garrafas devem permanecer deitadas em repouso por pelo menos 9 meses antes da rémuage e depois dela repousar novamente por mais 3 meses, completando 12 meses de processo antes do dégorgement.

Geografia e Clima

O Crémant de Savoie é produzido na região demarcada que compreende territórios nos departamentos de Savoie, Haute-Savoie, Isère e Ain.

A região fica na parte leste do território francês, ao sul do Jura, fazendo fronteira com a Suíça e a Itália no sopé dos Alpes.

História

Os vinhedos de Savoie já produziam vinhos espumantes, nas apelações mousseux blanc , mousseux rosé, pétillant blanc e pétillant rosé.

Esses vinhos já podiam usar as apelações Pétillant de Savoie ou Savoie Méthode Traditionnelle.

Os espumantes já eram produzidos ao longo da AOC genérica Vin de Savoie por cerca de uma centena de produtores, a partir das variedades Altesse e Jacquère, que dão uma identidade nítida aos vinhos, principalmente pelo baixo rendimento alcoólico da Jacquère.

Os passos para a obtenção da apelação Crémant de Savoie duraram muitos anos, culminando com a aprovação final em 2014, depois de cinco anos de trabalhos, sendo quatro na fase experimental.

Elaborados dentro das regras do Crémant, os primeiros vinhos mostram um estilo moderno, com notas de frutas brancas e cascas cítricas, bastante frescos e com ajustes precisamente definidos para um estilo de finesse e elegância.

Essa conquista é um verdadeiro trunfo para a região, pois o potencial comercial dos novos espumantes é nítido, principalmente para exportação, acompanhando as demais apelações do Crémant, sucesso em todo o mundo.

Com essa definição, os vinhos-base produzidos em 2014 já puderam ser incluídos na produção oficial da nova apelação, possibilitando a entrada no comércio da primeira safra ao final de 2015, devido aos prazos de elaboração exigidos.

Esta aprovação foi um reconhecimento do conhecimento histórico de produção dos produtores da Savoie e da qualidade dos espumantes ali produzidos.

Decreto oficial nº 1135 de 11 setembro 2015

O decreto correspondente ao caderno de encargos do Crémant de Savoy foi publicado no Jornal Oficial (Decreto n ° 2015-1135 de 11 de Setembro de 2015):

Os vinhos espumantes brancos provenientes da base da colheita de 2014 ou colheita de 2015 podem beneficiar da indicação Crémant se cumprirem as condições estabelecidas pelo caderno de encargos homologado por este decreto e eles forem objeto de uma reivindicação dita de aptidão em vinhos espumantes elegíveis para o indicação Crémant nos dois meses seguintes à publicação do presente decreto.

© 1997-2024 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada