Cuyo é região da Argentina.
Cuyo, no centro da área vinícola da Argentina, é uma região árida e fértil situada no centro-oeste do país, aos pés da cordilheira dos Andes, que compreende as províncias de La Rioja, San Juan e Mendoza, sendo hoje a maior área produtiva do país.
Aqui se produz mais de 80% do vinho argentino, e daqui sai a quase totalidade do vinho exportado.
Cuyo significa “país dos desertos” na língua huarpe millcayac dos povos originários que habitaram esta zona antes da chegada dos colonizadores.
Cuyo concentra 95% do total da área plantada no país que, somado à herança vitivinícola e ao alto grau de desenvolvimento alcançado pela indústria, a transformam na região mais prolífica da América do Sul e uma das mais importantes do mundo. É em Cuyo onde se manifesta claramente o caráter diverso da vitivinicultura argentina.
A região apresenta clima semidesértico com escassa vegetação, frio no inverno e quente no verão, potenciado pela influência dos Andes, que registram aqui suas maiores alturas e provém a principal fonte de irrigação.
A água pura de degelo nutre os principais rios da região, que são aproveitados mediante um sistema de barragens e canais para a irrigação dos cultivos.
Dados de Produção de Cuyo | |
Área de Vinhedos: | 184.008 hectares |
---|
© 1997-2024 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada