MENU TOPO
Voltar
Castilla y León - Ribera del Duero DO
Localização

Ribera del Duero é denominação da região de Castilla y León.

Introdução Mais

Apesar da DO ser jovem (aprovada em 1982), a Ribera del Duero tem um histórico de vinhos de muita elegância e longevidade, basicamente produzidos com a uva Tempranillo.

Muitos conhecedores a comparam com a Borgonha, e a região é também reputada como produtora de vinhos dentre o melhores do mundo.


Mapa vinícola da Ribera del Duero

Mapa vinícola da Ribera del Duero

Vinhos da Denominação da Ribera del Duero DO

A Denominación de Origem (DO) é única para toda a região, mas seus diferentes terroirs produzem vinhos de estilos diferenciados, criando atualmente um desejo de caracterizar oficialmente as sub-regiões para melhor percepção pelos consumidores, bem ao estilo da Borgonha (que é muito mais complicada).

Pode-se dizer claramente que os vinhos da Ribera del Duero têm um estilo velho mundo, unindo potência e elegância de forma bastante especial.

No geral, são vinhos marcados por especiarias, frutas negras e tostados, agradáveis quando jovens e complexos com o tempo.

Para simplificar, podemos devidir a Ribera del Duero em 3 partes, localizadas em torno das cidades de Peñafiel, Roa e San Esteban de Gormaz.

(Não confundir com a cidade de Penafiel, em Portugal, próxima ao Porto)

Os vinhos de Penafiel são macios e frutados quando jovens e agradáveis ao evoluir.

Em Roa os vinhos têm estrutura elegante e boa complexidade.

Em San Esteban de Gormaz os vinhedos ainda são originais pré-phylloxera, pois os solos arenosos não permitem a procriação das mortíferas larvas que matam as plantas.

Com isso, os vinhos aqui mostram uma nítida expressão do terroir com notas frutadas profundidas e elegantes.

Tradição e simplicidade se unem para dificultar a separação: muitos produtores usam blends de uvas de mais de uma sub-região.

Seguindo a classificação típica do país, os vinhos podem ter os níveis de elaboração em barricas tradicionais como Joven, Roble, Crianza, Reserva e Gran Reserva

Principais Variedades de Uvas Tintas

Tempranillo, localmente chamada de Tinto Fino - 95% dos vinhedos
Cabernet Sauvignon, Malbec, Merlot, Garnacha

Geografia e Clima

O território da Ribera del Duero ocupa uma extensão de 115 quilômetros, em uma estreita faixa no sentido leste-oeste, no centro-norte do país, ao longo do rio Duero (o mesmo Douro de Portugal), na Comunidade Autônoma de Castilla y León.

Com clima francamente continental, sem nenhuma influência do mar, o estilo desértico do interior da Espanha aqui se manifesta com verões quebtes e secos e invernos de frios a rigorosos.

Durante o verão, as diferenças de temperatura entre o dia e a noite são muito grandes, podendo chegar a 50 graus, fator que contribui para a elegância dos vinhos e alonga o prazo, garantindo uma ótima maturação.

Os solos variam entre areia, argila com areia, calcário, marnes e giz.

Diversas orientações de encostas e variadas altitudes constituem um rico conjunto de micro-terroirs, o que seguramente levará à criação de diferentes crus no futuro.

Região da Ribera del Duero
Altitude:Vinhedos em altitude
Topografia:Cercado por montanhas, sem influência do mar
Clima:Verões quentes e invernos frios
Solos:Argilo-arenosos com camadas de calcário, marnes e giz
Particularidades

Quando a DO foi criada, apenas 9 vinícolas estavam registradas, atualmente são 270 (2017)

A uva Tempranillo deve estar presente com mínimo de 75% para classificar na DO.

Tempranillo significa cedo em espanhol, por sua característica de amadurecimento rápido, adaptada às regiões de ciclo curto. Sua casca é grossa, cracterizando um aporte importante de taninos elegantes que aponta para bom envelhecimento.

História

No passado, como em outras regiões, os produtores vendiam seus vinhos para as cooperativas, aplainando suas características, mas um grupo de produtores, percebendo o potencial de qualidade, empreendeu os trabalhos de criação da DO e elevou a região ao status que merecia, ganhando reconhecimento mundial.

Quando a DO foi criada, apenas 9 vinícolas estavam registradas, atualmente são 270 (2017)

Dados de Produção da Ribera del Duero
Área de Vinhedos: 22.552 hectares
Produção de Vinhos: 132.000.000 garrafas

© 1997-2018 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada