Academia do Vinho

Academia do Vinho - 20 anos - O mais importante site sobre vinhos no Brasil

Existe mais filosofia em uma garrafa de vinho que em todos os livros - PASTEUR (1822-1895)

Voltar

Vinitaly: A maior feira de vinhos do mundo
13-fevereiro-12  Evento

Descubra as atrações da maior feira de vinhos do mundo, o cenário completo para a vinicultura italiana.

CARLOS ARRUDA

Arquiteto, web designer, enófilo, professor, consultor e autor de artigos sobre vinhos, criador e diretor do site Academia do Vinho.

Facebook

46ª EDIÇÃO

Os pavilhões da Vinitaly abrigam mais de 4000 expositores

Com um novo calendário de domingo a quarta-feira e um dia a menos no evento, a 46ª Vinitaly, a maior exposição de vinhos e destilados do mundo acontece de 25 a 28 de março 2012.

Planejada para atender às necessidades específicas de compradores e produtores de vinho, esta é a oportunidade de conhecer toda a vinicultura italiana de forma concentrada para poupar tempo e aumentar os contatos.

Quatro dias de grandes eventos, festivais, degustações e workshops reunidos com vinícolas expositoras, para não mencionar as conferências para explorar os temas relacionados com a oferta e a procura internacionais.

PONTO DE ENCONTRO

Uma visão ampla da vinicultura italiana

Mas a Vinitaly não é apenas para compradores. Sommeliers, enófilos, blogueiros e escritores têm aqui um vasto ambiente de pesquisa, degustando e comparando vinhos, conhecendo novas uvas e regiões, avaliando a tendência dos mercados, conversando e aprendendo muito.

Um item importantissimo são as degustações, oportunidades de alto nível para conhecer produtos top, vinhos típicos, propostas novas e tradicionais.

Um dia antes, em 24 de março, véspera da Vinitaly 2012, acontece o Opera do Vinho (www.operawine.it), uma colaboração da Vinitaly com a revista Wine Spectator para uma degustação de grande gala - Vinhos italianos: 100 Grande produtores.

ATRAÇÕES

Degustações, apresentações e painéis revelam todos os detalhes dos vinhos da Itália

Vinitaly também renova a Taste Itália, tradicional iniciativa dedicada aos comerciantes estrangeiros que querem experimentar o melhor de produtos italianos: este ano haverá Cernilli Daniel, Doutor Vinho, diretor da revista on-line, para selecionar as 100 vinícolas mais importantes da mostra.

Novas propostas para Tasting Ex..press um passeio de degustações dirigidas através das revistas internacionais mais importantes, incluindo este ano incursões interessantes na Ucrânia, Marrocos e China.

Destaque para descobrir os produtores mais interessantes no mercado interno com os recém-chegados - Na moda hoje, amanhã grandes.

Imperdível os Trinta Anos de Arte Amarone, uma degustação de vinhos que celebra 12 famílias do vinho mais famoso de Valpolicella, com foco na tradição.

O mesmo valor está na história, com as degustações de vinhos italianos:

As biografias do grande vinho - Frescobaldi, Gaja e Florio

Pai para Filho - A mudança de gerações nas famílias grandes de vinho

Gambero Rosso os Tre Bicchieri com os 375 vinhos que receberam o prestigioso prêmio.

MAIS ATRAÇÕES

Vinitaly 2012 é também uma oportunidade para saborear os vinhos da agricultura orgânica e biodinâmica, com a novidade de Vivit, Vinhas, Enólogos e Terroir, a exposição dedicada ao mundo dos vinhos orgânicos e biodinâmicos.

A Vinitaly se confirma com mais e mais visitantes estrangeiros presentes e a facilidade na participação, graças ao serviço de correspondência online entre produtores e compradores, que permite preparar com antecedência sua agenda.

Importante destacar a colocação racional dos expositores, com adegas em pavilhões agrupados de acordo com sua origem.

Vinitaly não é só vinho. O show hospeda o SOL - o Salão Internacional do Azeite (www.sol-verona.it), agora em sua 18 ª edição.

Está presente também a melhor qualidade do Agroalimentar Club (www.agrifoodclub.it) e equipamentos para a adega e lagar de azeite, em shows no Enolitech, a Exposição Internacional de Tecnologias de Viticultura Enologia e de Tecnologias para a cultura da oliveira e produção de azeite (www.enolitech.it).

IR À FEIRA

Considero a visita a feiras de vinhos uma oportunidade muito importante para todos que se interessam pelo vinho e desejam ampliar seus conhecimentos.

Uma viagem à Europa tem seu custo, mas se fizermos as contas da quantidade e da qualidade dos vinhos disponíveis, no aprendizado concentrado realmente possível, o custo é plenamente justificado.

Para se conseguir o mesmo volume de degustação disponível, seriam necessários anos de garimpo, e custos ampliados para se obter vinhos similares (apenas uma parcela) ficando apenas no Brasil.

Trocando em miúdos, não tem preço!

Referências
Site:  www.vinitaly.it/EN
 

© 1997-2017 Academia do Vinho - Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada