Academia do Vinho

Academia do Vinho - 20 anos - O mais importante site sobre vinhos no Brasil

O vinho é o amigo do moderado e o inimigo do beberrão - AVICENA (980-1037)

Voltar

Vinho Italiano: Recorde de exportações em 2011
19-março-12  Evento

Grandes e pequenos produtores orientados para a exportação estarão em exposição na Vinitaly. Os números finais para 2011 anunciados pelo Istat.

CARLOS ARRUDA

Arquiteto, web designer, enófilo, professor, consultor e autor de artigos sobre vinhos, criador e diretor do site Academia do Vinho.

Facebook

Recorde de exportações em 2011

Recorde de exportações de vinho italiano confirmado - no valor de 4,4 bilhões de euros - graças à vocação generalizada das exportações entre grandes e pequenos produtores. Mais de 4200 expositores estarão na Vinitaly entre 25-28 abril para atender os compradores de mais de 100 países.

Verona, 14 de Março de 2012 - As exportações de vinhos italianos em 2011 passam de 4,4 bilhões de euros. Os números finais para 2011 anunciados hoje pelo Istat em relação a 2010 indicam um aumento no valor de 12% e em volume de 9% para um total de 24 milhões de hectolitros. Isso confirma as expectativas otimistas dos últimos meses.

Os Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido são os principais importadores em termos de valor, respectivamente com 948, 919 e 509 milhões de euros. As mudanças do ranking em termos de quantidade, com a Alemanha eo Reino Unido à frente dos Estados Unidos, respectivamente, com quase 716.000, mais de 338,600 e de 297.300 hectolitros.

Estes números confirmam que o vinho italiano é apreciado em todo o mundo e, especialmente, que os produtores italianos merecem liderança, com uma quota de mercado internacional em 2010, de 22%.

Tudo isto apesar da crise econômica, o euro forte e a concorrência cada vez mais acirrada, mas nem sempre comparável.

“Nos últimos anos, houve um crescimento no conhecimento de produtores italianos, mesmo os de pequenas dimensões, que têm aprendido a lidar com os operadores internacionais”, diz Giovanni Mantovani, CEO e Diretor Geral da Veronafiere. Na medida em que, ao lado de grandes nomes é cada vez mais provável encontrar os pequenos produtores tidos em alta conta em restaurantes e bares de vinho de todo o mundo. Cada um encontra o seu próprio canal ou nicho de mercado em relação ao seu potencial e este é outro aspecto positivo, uma vez que demonstra uma vocação exportadora generalizada. “

Uma importante seleção desses produtores orientados para a exportação - mais de 4,2 mil - estará presente na Vinitaly 25-28 março, onde os compradores de mais de 100 países são esperados.

Referências
Fonte: Veronafiere Imprensa
Site:  www.vinitaly.com
 

© 1997-2017 Academia do Vinho - Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada