Academia do Vinho

Academia do Vinho - 20 anos - O mais importante site sobre vinhos no Brasil

Bebe água aquele que não tem vinho - TODI, Jacobi da

Voltar

Rioja: problemas entre Espanha e Argentina
31-maio-12  Mercado

Bruxelas confirma que a DO La Rioja Argentina não pode ser usada na União Européia
A Comunidade Europeia sinaliza que a DOC Rioja - da Espanha - está protegida na Australia, Chile, Africa do Sul e USA por acordos bilaterais

CARLOS ARRUDA

Arquiteto, web designer, enófilo, professor, consultor e autor de artigos sobre vinhos, criador e diretor do site Academia do Vinho.

Facebook

A Comissão Europeia (CE) disse ontem que a denominação de origem «La Rioja Argentina” não pode ser usada no mercado da União Europeia, porque violaria a proteção conferida ao vinho espanhol “La Rioja”.

“Até agora, a expressão “La Rioja Argentina” não é protegido na União Europeia, e, portanto, não pode ser usado para os vinhos argentinos no mercado da UE, uma vez que violaria a Denominação de Origem (DOC) Rioja “ , disseram à Agência EFE várias fontes comunitárias.

A Argentina poderia tentar proteger a sua designação na UE através do procedimento de registo previsto na legislação relativa à organização comum dos mercados agrícolas ou de um acordo com o “Vinte” para a proteção recíproca das indicações geográficas, explicaram.

Em ambos os casos, segundo eles, a medida implicaria numa análise do pedido, incluindo uma oposição com um período de seis meses em que as partes interessadas, menos o país requerente, tenham a oportunidade de analisar as consequências da introdução de um registo e objetar se houver julgar ter

razão para isso.

A Comissão Europeia assinalou, além disso, que “Rioja” a DOC é protegida na Austrália, Chile, África do Sul, EUA e outros países através de acordos bilaterais com a União.

“No caso em que a Argentina quisesse proteger seu nome em outros países, deverá informar à União Europeia, que estaria então em condições de reagir”, acrescentaram as fontes.

Carta Rajoy Sanz

O presidente da La Rioja, Pedro Sanz, entregou há dois dias atrás, ao primeiro-ministro, Mariano Rajoy, uma carta à Comissão Europeia, onde pediu que “mantivesse em sua agenda” o apoio aos vinhos de Rioja argentinos que não usam esse nome.

A carta pede o amparo Europeu no âmbito dos vinhos de Rioja, depois que a justiça Argentina rejeitou um recurso interposto pelo Conselho Regulador da Rioja para uma decisão negativa anterior.

Nos processos judiciais na Argentina, o Conselho Regulador do nome espanhol impediria que a região do país andino usasse esse nome em seus vinhos.

Referências
Fonte: Jornal La Rioja - Espanha
Site:  http://www.larioja.com/v/20120531/rioja-region/bruselas-confirma-rioja-argentina-20120531.
 

© 1997-2017 Academia do Vinho - Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada