Academia do Vinho

Academia do Vinho - 20 anos - O mais importante site sobre vinhos no Brasil

Borgonhas fazem te pensar coisas bobas, Bordeaux te fazem dizê-las e Champagne o leva a fazê-las. - Jean-Anthelme Brillat-Savarin

Voltar

Guia Descorchados 2012 traz nova forma de avaliação
28-junho-12  Mercado

Chegou às gôndolas de todo Brasil o Descorchados 2012, um dos mais completos guias de vinhos da Argentina e do Chile assinado pelo especialista chileno Patricio Tapia.

CARLOS ARRUDA

Arquiteto, web designer, enófilo, professor, consultor e autor de artigos sobre vinhos, criador e diretor do site Academia do Vinho.

Facebook

METODOLOGIA DO NOVO GUIA

Diferente das edições anteriores, nesta as degustações foram feitas em dois formatos distintos: primeiro juntamente com os enólogos responsáveis pelos vinhos, possibilitando a avaliação e troca de informações durante as degustações.

Depois os melhores vinhos, com maior pontuação, foram degustados novamente, porém no sistema antigo, às cegas.


Para o Descorchados 2012, as degustações foram feitas por um seleto grupo de conhecedores, entre eles, além de Tapia, o sommelier Héctor Riquelme e o editor de vinhos da Revista ADEGA, Eduardo Milan. Foram provados mais de 3.000 rótulos e visitadas cerca de 250 vinícolas chilenas e argentinas.

“Ter a informação de primeira mão dos responsáveis pelos vinhos latino-americanos é uma experiência tremenda que te deixa a par do que acontece, que te mantém alerta às novidades, às experimentações, às tendências, às descobertas e que, no melhor dos casos, te permite entender o que se passa em algumas das mentes mais brilhantes da enologia deste lado do planeta”, resume Patrício Tapia

Assim como na edição 2011, o Descorchados 2012 é prático, completo, objetivo e traz notas de degustações, harmonizações e apresentação de vinícolas e regiões produtoras do Chile e da Argentina.

“Confesso que fiquei surpreso e sei que os leitores apreciarão a quantidade de informação nas avaliações que, juntamente com a maior quantidade de vinhos degustados, levou este livro a ter quase 250 páginas a mais do que a edição anterior. Ele se converteu em uma verdadeira ‘Bíblia’ dos vinhos do Chile e da Argentina, capaz de registrar em suas páginas a história completa de um ano vitivinícola nesses dois países”, resume Christian Burgos, da INNER Editora.

INNER Editora

Fundada em 2001, a INNER Editora edita, desde 2005, a revista ADEGA, que se notabilizou pelas avaliações independentes e por trazer aos leitores informações aprofundadas do mundo do vinho, a TÊNIS, líder neste segmento no Brasil e que incorporou a Aero Magazine, desde 2011 e a Revista Divino no início de 2012.

Referências
Fonte: INNER Editora

 

© 1997-2017 Academia do Vinho - Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada