Academia do Vinho

Academia do Vinho - 20 anos - O mais importante site sobre vinhos no Brasil

Só a dose faz o veneno - PARACELSO (1493-1541)

Voltar

A Safra 2012 na Europa
09-novembro-12  MundoVino

Os acontecimentos climáticos na Europa em 2012 caracterizam esta safra como particularmente caprichosa

CARLOS ARRUDA

Arquiteto, web designer, enófilo, professor, consultor e autor de artigos sobre vinhos, criador e diretor do site Academia do Vinho.

Facebook

Na França, principalmente na Borgonha, usa-se a expressão “Millésime de Vigneron” (ano de vinicultor), para designar uma safra em que o clima esteve particularmente caprichoso, onde se pode obter bons e maus resultados, dependendo da colheita, da seleção de uvas e de um trabalho especialmente qualificado dos enólogos.

O ano 2012 na Europa se mostra bem posicionado para perpetuar essa alcunha.

Em toda a França e na Suíça, principalmente, e também no norte da Espanha e norte da Itália, no período da colheita, uma chuva inesperada surge após uma seca sazonal prolongada, retardando a maturação já atrasada pela falta de água dos últimos meses.

O resultado é uma fase de maturação que se estende além do normal, obrigando a diversas alterações de procedimentos para a colheita, e que certamente obrigará os enólogos a usar sua criatividade e experiência para correções durante a vinificação.

Em Chablis, o desastre de 2012 é nítido: geadas tardias destruíram 50 a 60% dos brotos, em alguns locais até 80%, o que resultará numa safra com pequena produção e possivelmente altos preços. Nada está completamente perdido: a pequena produção das plantas pode resultar em vinhos de ótima concentração e complexidade...

© 1997-2017 Academia do Vinho - Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada