Academia do Vinho

Academia do Vinho - 20 anos - O mais importante site sobre vinhos no Brasil

Se, às vezes, bebemos para esquecer... Degustar é sempre um momento para se recordar... - FAURE-BRAC, Philippe - melhor sommelier do mundo 1992

Voltar

Vinexpo, a maior feira internacional de vinhos, mostra resultados
01-julho-13  Mercado

Uma visão global da Vinexpo 2013, entre visitantes e expositores, e os planos para as próximas edições.

CARLOS ARRUDA

Arquiteto, web designer, enófilo, professor, consultor e autor de artigos sobre vinhos, criador e diretor do site Academia do Vinho.

Facebook

Excelentes resultados para a Vinexpo 2013

Vinexpo, a exposição internacional de vinhos e bebidas espirituosas quebrou todos os recordes de número de visitantes não-franceses em sua 17 ª apresentação no mês passado. Quase 38% dos profissionais que visitaram a exposição viajaram de todo o mundo para estar lá.

Em cinco dias intensos, apresentando expositores muito ativos, degustações e contatos comerciais de qualidade elogiados pelos próprios participantes, Vinexpo demonstrou claramente por que é o encontro profissional mundial líder do vinho.


O pavilhão principal tem 1 quilômetro de comprimento! (foto Carlos Arruda)

Os números da Feira

48.858 visitantes de 148 países foram contados nosportões de entrada da Vinexpo, em 2013, um aumento de 1,5% em relação a 2011. Enquanto o número de visitantes franceses manteve-se estável entre os dois anos, os numero de visitantes não franceses aumentou 3%. Na verdade, um novo recorde foi estabelecido como o número de visitantes que chegam de fora da França chegou a 18.462, o que representa uma quota de 37,8% do total.

A Ásia, com seus mercados em expansão, demonstrou claramente seu interesse em vinhos e bebidas espirituosas na Vinexpo 2013. A China liderou com 3.388 profissionais e se tornou a maior visitante não francês da Vinexpo, um aumento de 13,9% em relação a 2011. Japão, onde o consumo de vinho continua a crescer regularmente, foi muito bem representado este ano com 427 visitantes, um aumento de 17,63%. E além desses dois líderes, Vinexpo atraiu mais e mais visitantes asiáticos: Índia, até 32,7%, Taiwan, um aumento de 4,5%, Vietnã, 20,4% e Malásia, um aumento de 21,1%.

Os EUA, a nação que mais consome vinho no mundo, tanto em volume como em valor, foi o segundo maior visitante internacional da Vinexpo com 1.433 profissionais. Visitantes canadenses cresceram com 731 profissionais, um aumento de 11,9% em relação a 2011.

Apesar da concentração estabelecida de redes de distribuição de americanos e canadenses, mais do que um visitante estrangeiro em cada dez veio da América do Norte.

Os 4 países maiores visitantes 5 e 6 de Vinexpo 2013 foram Reino Unido, com 1.418, Bélgica, com 1.132 e Alemanha, com 1.073 profissionais, respectivamente.

Entre as nações cuja representação profissional mostrou um crescimento significativo, a Rússia também contou com 9,8% mais visitantes do que em 2011.

Destinos de importação da Europa eram muito presentes. Depois do Reino Unido, Bélgica e Alemanha vêm Holanda e Suíça, com 827 e 552 profissionais, respectivamente, seguidos por Finlândia, um aumento de 11,9%, na Áustria, até 55,7%, na Dinamarca, 32% e na Noruega, um aumento de 12,9%.

Os principais países produtores europeus, a Espanha ea Itália, também foram bem representados pelos compradores, especialmente de hiper-redes de supermercados.

Os visitantes da França representaram 62,2% do total e representa todos os setores da indústria: atacadistas, hiper e supermercados compradores, donos de restaurantes, sommeliers e varejistas especializados.

Estas estatísticas confirmam nossas previsões no que diz respeito aos mercados mundiais. “Entre 2012 e 2016, o consumo de vinho vai crescer de 145 milhões de caixas de 9 litros em todo o mundo, um aumento de 5,31%. Três mercados, em particular, irão conduzir este crescimento: os EUA, com um extra de 40,5 milhões de caixas, a China, até 70,5 milhões de caixas e Rússia com mais de 17,4 milhões de caixas “, destacou o Chefe do Executivo da Vinexpo, Robert Beynat.

Expositores de 44 países

Apenas Vinexpo apresenta tão grande variedade de produtos e representa a produção mundial de modo abrangente. 2.400 expositores de 44 países e muitas regiões produtoras e denominações colocam os seus vinhos e bebidas espirituosas em exposição com stands que cobriam uma área total de 40.000 metros quadrados (430.500 pés quadrados).

Em poucos passos, os visitantes podiam passar de França para o Chile e para os EUA e a Itália ou da Alemanha para a África do Sul, da China para o Japão ou mesmo de Georgia para o Líbano.

Sucesso de “Provas de Vinexpo“

As degustações e apresentações de marca “Degustações por Vinexpo” contaram com a presença de 14.700 profissionais, que buscavam introduções de novos produtos, oportunidades de melhorar os seus conhecimentos ou ouvir as opiniões de especialistas de renome internacional.

Impacto sobre os meios de comunicação

1.290 jornalistas de 54 países passearam pelos corredores Vinexpo. A exposição do Centro de Imprensa foi um ramo de atividade e o impacto na imprensa escrita internacional, bem como a cobertura de rádio e televisão, reflete o burburinho da mídia que era palpável durante todo o show.

Anúncio de mudanças substanciais para a Vinexpo em 2014

Vinexpo Overseas, cujo sucesso em Hong Kong é unanimemente reconhecido, vai alargar as suas atividades na Ásia. Essa expansão vai atender às necessidades dos profissionais de vinho nesses mercados com alto potencial.

Vinexpo Ásia-Pacífico toma uma pegada maior

A exposição, que é um grande evento na Ásia, será novamente realizada em Hong Kong em 27, 28 e 29 de Maio de 2014.

A 8 ª Vinexpo Ásia-Pacífico será maior do que nunca. A fim de responder à demanda substancial de expositores a área total piso será aumentada pela metade, para atingir 15.000 m quadrados (mais de 160.000 pés quadrados).

Vinexpo em Pequim

“Vinexpo em Pequim” é uma extensão da Vinexpo Ásia-Pacífico.

É mais uma oportunidade para os expositores, onde tudo será organizado para torná-lo viável para eles para definir e apresentar suas ofertas perante os profissionais do comércio do nordeste da China. Vai ser um novo membro da família Vinexpo, no entanto com os traços reconhecíveis de ser um espaço para expositores e visitantes internacionais exclusivamente profissionais.

Vinexpo em Pequim será um evento de dois dias, realizado na segunda-feira e terça-feira 2 e 03 de junho de 2014 e pode acomodar 200 expositores com estandes turn-key no Centro de Exposições de Pequim, no coração da cidade, não muito longe da Cidade Proibida e Praça da Paz Celestial. 3.000 a 4.000 visitantes profissionais serão alvo na região de Pequim e nordeste da China. “Vinexpo Nippon em Tóquio“

Diante da grande demanda de profissionais japoneses, Vinexpo Overseas decidiu responder aos pedidos dos importadores japoneses e organizar um evento totalmente original em Tóquio. Terá lugar no dia 1 e 2 de Novembro de 2014, o Prince Park Tower Tokyo no centro da cidade da capital japonesa.

Esta exposição “Business to Business” vai abordar toda a gama de canais de distribuição japonesas, com um foco especial sobre o On-trade (cafés, hotéis, bares e restaurantes). Os principais importadores japoneses estarão especialmente envolvidos no show e serão capazes de compartilhar estandes com os clientes Vinexpo leais. Um total de 400 espaços de stands serão oferecidos e 4.000 visitantes são esperados.

Referências
Fonte: Divulgação oficial da Vinexpo Press
Site:  www.vinexpo.com
 

© 1997-2017 Academia do Vinho - Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada