Academia do Vinho

Academia do Vinho - 20 anos - O mais importante site sobre vinhos no Brasil

Enquanto está na garrafa, o vinho é meu escravo; fora da garrafa, sou escravo dele - VIVES, Juán Luis

Voltar

Academia do Vinho faz 18 anos
27-abril-15  Opinião

O site da Academia do Vinho comemora em 2015 os 18 anos de sua criação

CARLOS ARRUDA

Arquiteto, web designer, enófilo, professor, consultor e autor de artigos sobre vinhos, criador e diretor do site Academia do Vinho.

Facebook


A Criação do Universo, de Michelangelo

Olhando para trás 18 anos, aquele dia 27 de abril de 1997 parece longínquo, mas ao mesmo tempo permanece vivo em minha lembrança.

A internet no Brasil tinha pouco mais de um ano de operação, todo o tráfego era feito por linha discada, em baixíssima velocidade. A mágica da informação global parecia ainda mais incrível, mas ao mesmo tempo era pouco conhecida.

O vinho era esse ser inatingível - cercado de tabus e receios - e poucos se aventuravam a falar desse assunto.

Nosso Brasil começava a apresentar vinhos palatáveis, os vinhos mais vendidos eram os chilenos.

Poucos importadores disputavam o mercado nacional, me lembro que em pouco tempo eu sabia de cabeça quem importava a maioria dos rótulos europeus vendidos aqui.

Vinho era novidade, Internet era novidade, então a abertura de um site sobre vinhos parecia fadada ao mais completo desinteresse, dado o desconhecimento combinado entre os assuntos.

Na verdade, nessa época eu era um iniciante no vinho, apesar de ter morado na França e lá ter convivido intensamente com o tema.

Meu professor, Dr. Júlio Anselmo de Sousa Neto, o pioneiro em fazer um curso oficial de vinhos no Brasil (pela UFMG), havia me proposto seis meses antes a maluca tarefa de publicar sobre o vinho na Internet, pois eu era dono do primeiro provedor Internet de Minas e tinha todos os recursos à mão.

Juntamos as forças, eu aprendi sobre vinho, ele aprendeu sobre internet, e a partir de todo o acervo de informações e conhecimento por ele reunidas ao longo de anos, colocamos o site no ar em 27 de abril de 1997.

Seguramente era naquele momento um dos maiores conteúdos sobre vinho na Internet do todo o mundo, por sua ideia pioneira.

Com a força de divulgação do meu provedor, o saudoso BHNET, consegui divulgar o site em âmbito nacional e o assunto circulou.

Melhorávamos constantemente o conteúdo e o formato do site, que começou como Guia do Vinho BHNET

Menos de um ano depois a tecnologia da Internet já havia progredido um pouco, então lançamos - em 1998 - um conceito absolutamente novo, que viria a explodir na rede no futuro: o Fórum Enológico.

Os interessados se matriculavam no Forum, postavam ali seus comentários e duvidas sobre vinhos, as respostas e novos comentários eram retransmitidos a todos, um grupo se formou e cresceu, formando uma comunidade ativa e curiosa sobre o assunto.

O mais curioso é que com o tempo o Fórum ganhou vida própria, reuniu centenas de membros, discussões acirradas aconteciam, sem perceber éramos o mais ativo grupo ligado ao vinho no país, pois os mais interessados encontraram na Academia - e no Fórum - um espaço antes inexistente para falar da nobre bebida.

Várias reuniões presenciais aconteciam em Minas, São Paulo, Rio, Brasília, as pessoas se aproximavam.

Em 1999 um dos participantes mineiros, Dr. Edilson Kruger (que viria a falecer em 2005 de um acidente de avião nos Andes), propôs a realização de um Encontro nacional do Forum Enológico, que aconteceu em Ouro Preto e se chamou Vamos à Montanha. O encontro foi um sucesso, veio gente até de fora do Brasil, o clima era de camaradagem e troca de conhecimentos, muito legal.

Até hoje acontece anualmente o Encontro, que teve edições VAM (Vamos à Montanha), VAP (Vamos à Praia) e outras, sempre reunindo gente que gosta de vinho e se fala via Fórum.

Ao longo do tempo o site progrediu, o Fórum cresceu, o nome Academia do Vinho se tornou oficial, realizamos muitos cursos de Iniciação ao Vinho em Belo Horizonte.

Criei a nossa imagem ícone, uma intervenção da obra de Michelangelo A Criação do Universo, pintada no teto da capela Cistina, no Vaticano. Ali, coloquei uma garrafa na mão de Adão e a taça na mão de Deus, o que me rendeu muitas críticas dos católicos.

Minha explicação sempre foi simples: Deus criou as uvas e o homem, com sua inteligência, fez o vinho, e o traz ao Criador para mostrar seu trabalho...

Em 2000 realizamos a primeira degustação ampla de vinhos brasileiros, que ensejou a publicação do 1º Guia dos Vinhos Brasileiros, com o resultado da avaliação de 297 vinhos por um grupo dos maiores conhecedores brasileiros na época. Um mau trabalho da editora arruinou a continuidade dessa publicação, que também não foi bem aceita pela comunidade gaúcha de produtores.

Em 2001 meu sócio Dr. Júlio se afastou da Academia por razões pessoais, permanecendo ainda como uma das maiores forças de conhecimento do Fórum por vários anos.

Entre 2004 e 2007 o site da Academia publicou com regularidade - graças ao feroz trabalho da editora Karin Arruda - um volume importante de informações sobre vinho, com notícias diárias e uma Agenda de eventos que não teve rivais no país para sua abrangência e profundidade.

Paralelamente, criei um mecanismo de navegação de dados que permitiu publicar informações sobre todos os países e regiões vinícolas do mundo, passando a ser uma das poucas frentes de consulta global sobre vinhos no mundo.

Nessa fase o site chegou a ter mais de 3.000 visitas diárias, tornando-se a primeira resposta do Google para o tema Vinho. Mais de 5.000 sites no mundo apontavam para a Academia como um link de valiosas informações.

Nem tudo são flores: esse trabalho árduo e dedicado não conseguiu ser devidamente remunerado e os autores do site decidiram reduzir o volumoso aporte de pesquisa e informação até então mantido.

Dentro do objetivo de desmistificar o vinho, em 2005 a Academia estreia como Editora, publicando a primeira de 2 edições de um livro para iniciantes, o Mapa do Tesouro, de autoria de Karin Arruda, que vendeu 2500 exemplares em duas edições.

Também nesse período um acidente técnico inutilizou boa parte do acervo de informações sobre países e regiões, empobrecendo o site, que desde então vem sendo repovoado lentamente, como um hobby pessoal que jamais abandonarei.

A Academia do Vinho é uma história de pioneirismo e luta. Nesse tempo assisti à evolução do vinho e de seus consumidores em nosso país, além do crescimento da publicação online no mundo sobre o vinho.

Há dois anos o conteúdo mundial e a base de artigos estão disponíveis em formato para telefone celular, permitindo aos profissionais emergentes e aos interessados no vinho consultar livremente todas as informações disponíveis.

A maioridade chegou, e com ela a vontade de traçar novos caminhos, que estão em curso.

Ao longo de 2015 novidades importantes surgirão, aguardem!

 

© 1997-2017 Academia do Vinho - Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada