Academia do Vinho

Academia do Vinho - 20 anos - O mais importante site sobre vinhos no Brasil

O vinho me tornou audacioso, não louco; incitou-me a dizer asneiras, não a fazê-las - COOPER, Duff

Voltar

Brasil Brasil - Rio Grande do Sul

Localização

Rio Grande do Sul é região do Brasil.

Sub-Regiões

A região vinícola do Rio Grande do Sul possui as seguintes sub-regiões:

Campanha Gaúcha

Campos de Cima da Serra

Serra do Sudeste

Serra Gaúcha

 

Mapa vinícola do Rio Grande do Sul

Mapa vinícola do Rio Grande do Sul

A Região

O Rio Grande do Sul é o estado com condições climáticas mais favoráveis para a vinicultura de qualidade, estando sua parte centro sul inserida na faixa teóricamente perfeita para esse fim, genéricamente definida entre os paralelos 30º e 50º. O vizinho Uruguai se insere perfeitamente nessa faixa.

Entretanto, o regime de chuvas reinante no estado é geralmente mais volumoso que o desejado, levando por vezes os vinhedos a um excesso de umidade justamente no final da maturação das uvas.

O aquecimento global tem contribuido positivamente nesse aspecto, pois as safras a partir de 2001 têm mostrado menor concentração de chuvas ao final do verão e temperaturas mais altas, o que é ruim para a agricultura e ótimo para o vinho.

A região produtora mais tradiconal do estado é a Serra Gaúcha, lar dos imigrantes italianos e principal polo produtor de vinhos finos do país.

A fria região da Campanha, na fronteira com o Uruguai, recebeu projetos multinacionais em 1980, passou por um declínio e hoje retomou sua produção.

As regiões de exploração recente, Serra do Sudeste e Campos de Cima, mostram resultados muito promissores e certamente surpreenderão cada vez mais com vinhos de alta qualidade.

© 1997-2017 Academia do Vinho - Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada