Academia do Vinho

Academia do Vinho - 20 anos - O mais importante site sobre vinhos no Brasil

A penicilina cura os homens, mas é o vinho que os torna felizes - FLEMING (1881-1945)

Voltar

França França - Bordeaux

Localização

Bordeaux é região da França.

Sub-Regiões

A região vinícola de Bordeaux possui as seguintes sub-regiões:

Apelações Genéricas

Blaye et Bourg

Entre-deux-Mers

Graves

Médoc

Saint-Emilion / Fronsac / Pomerol

 

Mapa vinícola de Bordeaux

Mapa vinícola de Bordeaux


Principais sub-regiões de Bordeaux e suas AOC

Aqui adotamos uma nomenclatura mais objetiva para as principais sub-regiões de Bordeaux, visando uma identificação mais fácil para os iniciantes e conhecedores.

MÉDOC

Situado em uma estreita faixa entre o rio Gironde e o Atlântico, essa região responde pelos mais prestigiados vinhos de Bordeaux e até da França. Aqui se localizam os célebres Châteaux, distribuídos nas apelações: Médoc, Haut-Médoc, Saint-Estèphe, Pauillac, Saint-Julien, Lirac, Moulis, Margaux.

Aqui a tradição aponta para vinhos de típico corte bordalês: 60% Cabernet Sauvignon e 40% Merlot, com pequenos toques de Petit Verdot.

GRAVES

Situada ao sul de Bordeaux esta região é mais continental e abriga algumas AOC também muito prestigiadas: Graves, Graves Supérieur, Pessac-Léognan, Cérons, Sauternes e Barsac, as três últimas de vinhos brancos doces. O Sauternes é considerado o maior vinho branco doce do mundo.

SAINT-ÉMILION / FRONSAC / POMEROL

Situada em torno da cidade medieval de mesmo nome, Saint-Émilion é uma região de vinhos elegantes que vem crescendo em prestígio internacional, aproximando-se das anteriores. Aqui se usa muito a uva Cabernet Franc em conjunção com Merlot e Cabernet Sauvignon.

As principais AOC são:Canon-Fronsac, Fronsac, Lalande de Pomerol, Lussac-Saint-Émilion, Montagne-Saint-Émilion, Puisseguin-Saint-Émilion, Pomerol, Saint-Émilion, Saint-Émilion Grand Cru, Saint-Georges-Saint-Émilion.

BLAYE E BOURG

Situada ao norte de Saint-Émilion, na margem oposta ao Médoc, esta região produz vinhos menos prestigiados, mas de ótimo custo-qualidade, nas AOC: Blaye, Bourg, Côtes de Blaye, Côtes de Bourg, Blaye Côtes de Bordeaux

ENTRE-DEUX-MERS

O extenso território situado entre Graves e Sain-Émilion, dentro do Y formado pelos afluentes Garrone e Dordogne, sempre foi conhecido por seus vinhos brancos, mas nas últimas décadas progrediu muito na produção de vinhos tintos nas AOC regionais Bordeaux e Bordeaux Supérieur. Também abriga várias outras AOC:Bordeaux Haut-Benauge, Cadillac, Cadillac Côtes de Bordeaux, Côtes de Bordeaux Saint-Macaire, Entre-deux-Mers, Entre-deux-Mers Haut Benauge, Graves de Vayres, Loupiac, Premières Cõtes de Bordeaux, Sainte-Croix-du-Mont, Sante-Foy-Bordeaux.

APELAÇÕES GENÉRICAS

Em toda o território demarcado da região de Bordeaux podem ser produzidas algumas AOC genéricas, ou seja, não têm localização específica, mas apenas características e níveis de qualidade estabelecidos. Essas apelações são: Bordeaux, Bordeaux Supérieur, Bordeaux Clairet, Bordeaux Rosé e Crémant de Bordeaux.

CÔTES DE BORDEAUX

Recentemente foi feita uma unificação de algumas AOC sob a apelação Côtes de Bordeaux:

Blaye - Côtes de Bordeaux (Côtes de Blaye)

Cadillac - Côtes de Bordeaux (Côtes de Cadillac)

Castillon - Côtes de Bordeaux (Côtes de Castillon)

Francs - Côtes de Bordeaux (Côtes des Francs)

Essas novas apelações estão surgindo progressivamente, à medida que as novas safras vão sendo engarrafadas, podendo ainda ser encontradas na forma anterior em safras anteriores a 2009-2010.

A Região

Bordeaux é, sem dúvida, a região vinícola mais prestigiosa da França e ao mesmo tempo a que abriga o maior número de vinhos de alta qualidade. Situa-se na região sudoeste da França, na costa da atlântica, junto à foz do rio Gironde e se estende em grande entorno da cidade de Bordeaux, que dá o nome à região como um todo.

As 57 sub-regiões AOC de Bordeaux distribuem-se em torno do “Y” formado pelo rio Gironde e seus afluentes, o rio Dordogne, ao norte, e o rio Garonne, ao sul.

Nenhuma região vinícola do mundo produz tantos vinhos de altíssima qualidade como Bordeaux. A maioria deles são tintos, mas sub-regiões como Sauternes e Barsac produzem alguns dos melhores vinhos brancos do mundo.

Classificação das AOCs de Bordeaux

Regional

AOC usada em vinhos mais simples, provenientes de diversos pontos da região (Bordeaux, Bordeaux Supérieur, Premières Côtes de Bordeaux) ou de uma sub-região (Médoc, Graves, Entre-Deux-Mers, etc) alguns feitos com uvas ou métodos vinificação específicos (Bordeaux Clairet, Bordeaux Blanc Sec, Crémant de Bordeaux, etc.). Os vinhos desta categoria são denominados genéricos e podem ser produzidos por diferentes produtores em áreas delimitadas, mas de grande extensão.

Comunal

AOC atribuída a vinhos provenientes de comunas (distritos ou municípios), tais como Pauillac, Margaux e Péssac, situadas dentro das sub-regiões (Médoc, Graves, etc.). essas AOC podem abrigar vinhos de muito boa qualidade, com preços interessantes.

Crus Classés

Dentro das AOC comunais distinguem-se os vinhos de qualidade excepcional, reconhecida oficialmente, que são classificados como Crus de diferentes níveis (de 1 a 5). O Cru sempre recebe a AOC Comunal da sub-região na qual se localiza e é elaborado por um único produtor cuja propriedade denomina-se, geralmente, Château. Por exemplo, na AOC Pauillac existem dezenas de Châteaux, mas os vinhos do Château Latour, do Château Mouton-Rotschild e do Château Lafite-Rotschild são considerados os três melhores Crus, pois são produzidos nos melhores terroirs de Pauillac.

Na maioria das AOCs Comunais existem classificações que distinguem os Crus Classés em diferentes níveis de qualidade.

Informações sobre a Região de Bordeaux
Site: www.bordeaux.com
Dados de Produção de Bordeaux
Variedades Tintas:As variedades tintas mais plantadas são:
Merlot (60%) - uva de maturação precoce e alto teor de açúcar, tem taninos versáteis e aromas de frutas vermelhas
Cabernet Sauvignon (26%) - uva de maturação lenta e colheita tardia, tem taninos importantes, boa acidez e aromas de frutas negras principalmente cassis
Cabernet Franc (12%) - marcada por taninos finos e boa acidez
O percentual dessas uvas varia nas diferentes sub-regiões:
No Médoc e em Graves a mais utilizada é a Cabernet Sauvignon (55 a 70%), vindo, a seguir, a Merlot (15 a 30%) e as demais (0 a 15%).
Em Saint-Emilion predomina a Cabernet Franc (55 a 65%), complementada pela Merlot (25 a 50%) e pela Cabernet Sauvignon (0 a 10%).
No Pomerol a uva predominante é a Merlot (80 a 100%) combinada com a Cabernet Franc (0 a 20%) ou a Cabernet Sauvignon (0 a 10%).
Variedades Brancas:Os vinhos brancos são elaborados principalmente a partir das castas:
Sémillon (55%) contribui com finesse, untuosidade e cor dourada
Sauvignon Blanc (34%) traz acidez e complexidade aos vinhos
Muscadelle (7%) aromática, traz notas florais, acidez baixa e maciez aos vinhos
Podem entrar em mínimas porções Ugni Blanc, Merlot Blanc, Colombard e Ondenc, essas uvas correspondem a apenas 4% dos vinhedos de brancas.

CIVB - Comitê Interprofissional dos Vinhos de Bordeaux

© 1997-2017 Academia do Vinho - Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada