Academia do Vinho

Academia do Vinho - 20 anos - O mais importante site sobre vinhos no Brasil

O vinho faz a vida diária mais fácil, menos afobada, com menos tensões e mais tolerância - Franklin, Benjamin

Voltar

França França - Jura

Localização

Jura é região da França.

Sub-Regiões

A região vinícola do Jura possui as seguintes sub-regiões:

Arbois  (AOC)

Côtes du Jura  (AOC)

Château-Chalon  (AOC)

Crémant du Jura  (AOC)

L`Etoile  (AOC)

 

Mapa vinícola do Jura

Mapa vinícola do Jura

A Região

O Jura é a menor região vinícola do país.

Situa-se em torno das cidades de Arbois e Lons-Le-Saunier, ao sul da Alsace, entre a Borgonha e a Suíça, também próxima à fronteira com a Alemanha.

Vinhos Especiais

É interessante lembrar que no Jura são feitos dois tipos de vinhos mundialmente famosos.

Um deles, que por seu custo elevado tende a desaparecer, é o Vin de Paille (vinho de palha), feito com uvas colocadas para secar em estrados de palha ou madeira em quartos bem ventilados, no mínimo por dois meses, de modo a hiper-amadurecê-las e melhorar o corpo e a longevidade do vinho.

O outro é o Vin Jaune (vinho amarelo), de uvas Savagnin, colhidas tardiamente e vinificadas com a técnica normal para vinho branco. O vinho obtido é amadurecido de seis a oito anos em tonéis de carvalho parcialmente cheios, ocorrendo a formação de uma película de microorganismos aeróbicos na superfície do vinho (semelhante à flor do Jerez), a qual que lhe confere cor amarela e o aroma de nozes e o torna resistente ao envelhecimento muito prolongado (até mais de um século!).

Dados de Produção do Jura
Variedades Tintas:Produz vinhos tintos de Pinot Noir (ou Gros Noiren), Trousseau, Ploussard (ou Poulsard), frutados e florais, mas com taninos que dão um corpo suficiente para o envelhecimento.
Os rosés, feitos com as mesmas uvas tintas, principalmente a Ploussard, podem ser considerados pseudo-tintos (tintos com pouca cor e menos tanino), vinificados quase como os tintos e possuem boa capacidade de envelhecimento.
Variedades Brancas:São elaborados com uvas Chardonnay (ou Melon d`Arbois ou Gamay Blanc), Savagnin (ou Naturé) e Pinot Blanc. São geralmente secos, elegantes, com nuances de nozes.
Aqui também se produz um Crémant du Jura, espumante de ótima qualidade elaborado pelo método Tradicional.

© 1997-2017 Academia do Vinho - Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada