Academia do Vinho

Academia do Vinho - 20 anos - O mais importante site sobre vinhos no Brasil

Ouço dizer que os amantes do vinho serão castigados no inferno. Se os que amam o vinho e o amor vão para o inferno o paraíso deve estar vazio.(Do livro Rubaiyat) - KHAYYAN, Omar

Voltar

Nova Zelândia Nova Zelândia

Regiões

Nova Zelândia possui as seguintes regiões vinícolas:

Auckland

Canterbury

Central Otago

Gisborne

Hawkes Bay

Malrborough

Nelson

Northland

Waikato - Bay of Plenty

Wellington

 

Mapa vinícola da Nova Zelândia

Mapa vinícola da Nova Zelândia

O País

A Nova Zelândia é um país de contrastes, com floresta nativa densa, montanhas cobertas de neve e um litoral espetacular. Com regiões vinícolas em expansão ocupando latitudes de 36 a 45 graus numa extensão de 1600 km, as uvas crescem em uma ampla gama de microclimas e tipos de solo, produzindo uma grande variedade de estilos. A parcela equivalente dessa ocupação no hemisfério norte iria de Bordeaux (44-46º) até o sul da Espanha.

O Sauvignon Blanc da Nova Zelândia é reconhecido mundialmente como a referência definitiva para essa variedade. Cerca de 42% da área de vinhedos do país é de Sauvignon Blanc.

O reconhecimento crescente para os vinhos de Chardonnay, Pinot Noir, Espumantes por método tradicional, Riesling, cortes de Cabernet Sauvignon e Merlot têm contribuído para consolidar a posição do país como um produtor de vinhos de classe mundial.

A Nova Zelândia tem dez regiões vinícolas principais, cada uma apresentando grande diversidade de clima e solo. As diferenças de clima podem ser ilustradas pela variação da data da colheita de Chardonnay: enquanto nas regiões mais amenas e úmidas de Northland, Auckland e Gisborne a colheita deve começar em final de fevereiro ao início de março, em Central Otago os vinhedos de Chardonnay mais ao sul no mundo são colhidos a partir de meados de abril – uma diferença de 6 a 7 semanas.

Na Nova Zelândia operam atualmente 530 vinícolas (2005)

A exportação é de 57,8 milhões de litros (43,5% da produção)

O consumo no país é de 12,1 litros per capita - (9,9 em 1996)

Dados de Produção da Nova Zelândia
Área de Vinhedos:22.616,00 hectares
Produção de Vinhos Finos:133.000 mil litros

© 1997-2017 Academia do Vinho - Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada