Abruzzo é uma sub-região da região do Centro da Itália.
Localizada no centro-sul da Itália, Abruzzo estende-se desde o coração dos Apeninos até ao Mar Adriático, num território predominantemente montanhoso e selvagem.
Nas altas montanhas, entre picos imaculados e paredões rochosos, encontram-se centros turísticos e zonas equipadas para esqui e desportos de inverno, como Pescasseroli, Rivisondoli e Roccaraso.
A área vitivinícola da região de Abruzzo concentra-se particularmente nas colinas costeiras e em algumas zonas montanhosas do interior.
A região é encimada pela cordilheira dos Apeninos orientais de Abruzzo, cujos Monti della Laga, Maiella e Gran Sasso, que se erguem a uma curta distância do mar, marcam uma clara divisão climática entre as áreas internas e a área marítima, protegendo esta última de massas de ar úmido provenientes do Mar Tirreno.
O solo permeável e seco, o clima e a proteção dos ventos frios e úmidos constituem condições muito favoráveis para a viticultura de Abruzzo, de cujo cultivo se produzem vinhos de excelente qualidade que combinam bem com os pratos tradicionais típicos da região.
A região vinícola de Abruzzo possui 18 denominações:
Abruzzo (DOC)
Cerasuolo d’Abruzzo (DOC)
Colli Aprutini (IGT)
Colli del Sangro (IGT)
Colline Frentane (IGT)
Colline Pescaresi (IGT)
Colline Teatine (IGT)
Controguerra (DOC)
Del Vastese (IGT)
Montefalco Sagrantino (DOCG)
Montepulciano Abruzzo Colline Teramane (DOC)
Montepulciano d’Abruzzo (DOC)
Ortona (DOC)
Terre Aquilane (IGT)
Terre di Chieti (IGT)
Terre Tollesi (DOCG)
Trebbiano d’Abruzzo (DOC)
Villamagna (DOC)
O território que forma os vinhedos de Abruzzo vê a província de Teramo, caracterizada por suaves colinas não muito longe do mar, onde a variedade Montepulciano expressa o que há de melhor nas suas qualidades.
Na DOCG Montepulciano d`Abruzzo Colline Teramane esta variedade destaca-se por um caráter robusto e aristocrático, adequado para longa guarda, com os aromas típicos enriquecidos pelas nuances conferidas por maturação em madeira.
O Pecorino e a Passerina, variedades brancas típicas da província de Teramo, também dão origem a vinhos frescos, estruturados e, sobretudo se obtidos a partir do Pecorino, com excelente estrutura e teor alcoólico.
Em alguns municípios também há espaço para Merlot, Chardonnay, Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon, que se expressam em vinhos monovarietais de qualidade dentro da denominação Controguerra DOC.
Pescara e a sua província, hoje dividida nas zonas Terre dei Vestini e Terre di Casauria, de cujos territórios derivam as subzonas homônimas do vinho DOC Montepulciano d`Abruzzo, apresenta-se com vinhos de elevada qualidade, graças também ao trabalho de artesãos do vinho e produtores que ambicionam a excelência, com vinhas com mais de 50 anos em terrenos expostos a regimes de brisa e fortes variações de temperatura, seguindo obsessivamente cadeias de abastecimento e recurso a fermentações espontâneas.
Aqui se produz um Trebbiano d`Abruzzo DOC famoso em todo o mundo, complexo e estruturado.
No interior da província de L`Aquila os vinhedos de montanha têm uma produção bastante limitada.
O Vale do Peligna, berço de Montepulciano (Montepulciano d`Abruzzo DOC e Montepulciano d`Abruzzo Colline Teramane DOCG), é uma bacia localizada no sopé dos maciços Majella e Velino-Sirente.
As subáreas da denominação Montepulciano d`Abruzzo DOC são Terre dei Peligni, com os rendimentos mais baixos e vinhos mais elegantes, e Alto Tirino, onde o território do sopé, as fortes variações de temperatura e as exposições mais ensolaradas conduzem a um nível estruturado e excelente.
Além disso, os vinhos Cerasuolo d`Abruzzo DOC são produzidos com boa acidez e deliciosos aromas de frutas silvestres.
A última subárea é Teate, a maior, cujo território abrange toda a província de Chieti.
Nas fronteiras de Molise, a província de Chieti é o gigante vitivinícola de Abruzzo, onde se concentra 80% da produção regional, ligada sobretudo às grandes cooperativas que nos últimos anos têm trabalhado para propor uma diversificação da oferta, com a valorização de variedades tradicionais como Pecorino, Passerina e Cococciola, além de Merlot, Chardonnay e Pinot Grigio.
Por último, merecem destaque as novas denominações municipais Tullum DOCG, com diversas tipologias, incluindo expressões monovarietais de vinhas locais e internacionais, Ortona DOC, que utiliza Trebbiano Abruzzese, Trebbiano Toscano e Montepulciano, e Villamagna DOC, concentrada em Montepulciano.
Montepulciano, Sangiovese, Merlot, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon
Trebbiano, Chardonnay, Pecorino, Passerina
Os climas mediterrâneo e continental determinam as condições atmosféricas de Abruzzo.
A primeira diz respeito às zonas montanhosas e costeiras, enquanto a segunda diz respeito às zonas internas.
As áreas plantadas se dividem em Montanha: 4%, Colinas litorâneas 58% e Colinas internas: 38%
Em relação aos maciços dos Apeninos Centrais, o Majella e o Gran Sasso assumem a importante função de proteger a zona oriental da região dos climas frios do inverno.
No verão, porém, sobretudo nas zonas interiores e no sopé, as variações acentuadas de temperatura beneficiam a maturação das uvas, conferindo-lhes os seus aromas característicos.
Os solos calcário-argilosos que incluem as áreas de produção localizadas na parte montanhosa são caracterizados por brisas vindas das montanhas dos Apeninos e do mar.
Estes solos são particularmente ideais para a produção de vinhos estruturados e, em relação à casta Montepulciano, dão a oportunidade de expressar melhor o seu potencial.
Os solos argilo-arenosos, situados na zona montanhosa próxima da costa e caracterizados por um clima mais ameno, são particularmente adequados ao cultivo de uvas brancas.
Entre os sistemas de cultivo da vinha praticados em Abruzzo, prevalece a forma Abruzzese Pergola, um sistema antigo recentemente reavaliado, e outras formas de Cordão Esporado e GDC (Geneve Double Courtain).
Dados de Produção de Abruzzo | |
Área de Vinhedos: | 31.960 hectares |
---|---|
Produção de Vinhos: | 353.200.000 garrafas |
© 1997-2024 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada