Rio Grande do Sul é região do Brasil.
A região vinícola do Rio Grande do Sul possui 4 sub-regiões:
Campanha Gaúcha
Campos de Cima da Serra
Mapa vinícola do Rio Grande do Sul
O Rio Grande do Sul é o estado com condições climáticas mais favoráveis para a vinicultura de qualidade, estando sua parte centro sul inserida na faixa teóricamente perfeita para esse fim, genéricamente definida entre os paralelos 30º e 50º. O vizinho Uruguai se insere perfeitamente nessa faixa.
Entretanto, o regime de chuvas reinante no estado é geralmente mais volumoso que o desejado, levando por vezes os vinhedos a um excesso de umidade justamente no final da maturação das uvas.
O aquecimento global tem contribuido positivamente nesse aspecto, pois as safras a partir de 2001 têm mostrado menor concentração de chuvas ao final do verão e temperaturas mais altas, o que é ruim para a agricultura e ótimo para o vinho.
A região produtora mais tradiconal do estado é a Serra Gaúcha, lar dos imigrantes italianos e principal polo produtor de vinhos finos do país.
A fria região da Campanha, na fronteira com o Uruguai, recebeu projetos multinacionais em 1980, passou por um declínio e hoje retomou sua produção.
As regiões de exploração recente, Serra do Sudeste e Campos de Cima, mostram resultados muito promissores e certamente surpreenderão cada vez mais com vinhos de alta qualidade.
© 1997-2025 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada