Carlos José Arruda
Professor








MENU TOPO Academia do Vinho
Voltar
Brasil Brasil - Sul de Minas
Localização

Sul de Minas é região do Brasil.

Vinhos da Região do Sul de Minas

A produção de vinhos do Estado de Minas Gerais está concentrada na região sul do Estado, mais especificamente nos municípios de Andradas e Caldas. Nestas localidades predomina o cultivo das videiras americanas que, por serem mais rústicas, adaptadaram-se bem às condições de clima da região, notadamente ao período chuvoso, que coincide com a época de maturação das uvas. Utilizam-se predominantemente as variedades Jacquez e Bordô (conhecida na região como folha de figo) para a elaboração de vinhos tintos e Niagara branca para vinhos brancos.

Diversos projetos de desenvolvimento de produção de vinhedos e vinhos de variedades viníferas estão sendo realizados.

História

Andradas é, de longa data, considerada a cidade das vinícolas. Herança dos imigrantes, principalmente italianos, que chegaram ao pequeno vilarejo e viram nas lavouras a chance de começar uma nova vida. Levas de descendentes italianos vieram pra cá para trabalhar nas plantações de uva, egressos pela chance de trabalho surgida com a abolição da escravatura. A cidade chegou a ter 40 adegas há trinta anos. Atualmente, apenas oito sobreviveram às adversidades do tempo. É pouco. Existiam mais de 50 famílias ligadas à produção de vinho em Andradas, poucas resistiram.

Existem várias versões quanto ao início do plantio da videira no município de Andradas, mas acredita-se ter sido o Coronel José Francisco de Oliveira, o responsável pelo surgimento da uva, no final do século XIX.

Com a chegada dos colonos italianos, incrementou-se o plantio da videira e algumas adegas foram surgindo. Algumas famílias italianas aqui se estabeleceram por volta de 1905 a 1910 – e deram atenção especial às videiras, pois estavam familiarizados com elas, tendo sido esta e a lavoura de café as atrações que os trouxeram.

Os parreirais plantados inicialmente, tomaram novo impulso com a chegada destes imigrantes, que arregaçando as mangas, dedicaram-se à cultura da uva e do vinho.

Foi então que surgiram as pequenas adegas, que inicialmente fabricavam o vinho para o próprio consumo. Algumas mais afoitas colocaram seus produtos no mercado e obtiveram uma boa aceitação. Passaram então a fazer uso do vinho como meio de vida, assim surgiram os vinicultores, firmando a produção vinícola neste município.

A história da uva e do vinho em Andradas mistura-se portanto, com a história do desenvolvimento do município e do seu povo, que tem a garra e a perseverança como principais qualidades, tornando Andradas conhecida em todo território nacional como a Terra do Vinho.

© 1997-2024 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada