MENU TOPO
Voltar
Porto e Douro - Douro DOC
Localização

Douro é denominação da região do Porto e Douro.

Mapa vinícola do Douro

Mapa vinícola do Douro

Vinhos da Denominação do Douro DOC

A DOC Douro situa-se no norte do país, ao longo do vale do rio Douro, sendo limitada a oeste pela região dos Vinhos Verdes, e estende-se na direção leste, até a fronteira com a Espanha, onde o rio atravessa a também famosa região Ribera Del Duero. As principais cidades da região, situadas às margens do rio, na direção oeste-leste, são Mesão Frio, Peso de Régua, Pinhão e São João da Pesqueira.

A região se divide em três sub-regiões:

Baixo Corgo

Extremo oeste da região, estende-se de Mesão Frio, até à foz do rio Corgo, afluente do Douro, próximo a São João da Pesqueira.

Cima Corgo

Parte central da região, vai desde o vale do rio Corgo até Cachão da Valeira, ponto mais acidentado do rio Douro.

Douro Superior

Extremo leste, desde o Cachão da Valeira até a fronteira com a Espanha.

Principais Variedades de Uvas Tintas

Aragonez (Tinta Roriz), Bastardo, Cornifesto, Donzelinho, Malvasia, Marufo (Mourisco Tinto), Periquita (Castelão Francês), RufeteTrincadeira, Preta (Tinta Amarela), Tinta Barroca, Touriga -Francesa,Tinto-Cão,Touriga Francesa e Touriga Nacional.

Principais Variedades de Uvas Brancas

Donzelinho, Esgana-Cão, Folgazão, Gouveio ou Verdelho, Malvasia Fina, Rabigato e Viosinho.

Geografia e Clima

Os solos do Douro são predominantemente xistosos, com algumas áreas graníticas. O clima apresenta variações extremas, com invernos frios e verões tórridos. A média anual pluviométrica está em torno de 600 mm.

Vinhos da Região

Esta DOC produz vinhos tranqüilos (brancos, tinto e roses) e vinhos espumantes.

Imersa na tradição de produção do Vinho do Porto, a região do Douro ficou por muito tempo restrita a poucos vinhos representativos.

Os brancos do Douro são leves e aromáticos, mas nada excepcionais. É também produzido no Douro o Mateus Rosé, o vinho rosé simples, mas bem feito, que já foi o vinho mais vendido no mundo, até a década de oitenta quando caiu o seu consumo.

Um movimento recente mostra diversos vinicultores historicamente produtores de vinhos para fornecimento às grandes casas do Porto partirem para produções autônomas, explorando seus vinhedos de muitas décadas na produção de vinhos de grande qualidade e personalidade.

História

A elaboração do vinho na região remonta à época em que Portus Calis era colônia do Império Romano. Há registros desde 1678 de que os ingleses já eram apreciadores dos vinhos da região, tornando-se a partir do século seguinte os seus maiores importadores. A predileção inglesa era sobretudo pelo vinho fortificado que recebia aguardente vínica para melhor suportar as viagens marítimas. Esse vinho logo passou a ser conhecido como o Vinho do Porto e, a seguir, um dos mais famosos vinhos do mundo. O Douro foi a primeira região vinícola demarcada do mundo, mediante decreto do então ministro Marquês de Pombal, em 1756.

© 1997-2020 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada