Emilia-Romagna é uma sub-região da região do Centro da Itália.
A região da Emilia-Romagna encontra-se no centro-norte da Italia, tendo ao norte o Veneto, Lombardia e Piemonte e ao sul a Toscana e a Liguria.
A Emilia-Romagna tem 9 provincias:
Piacenza, Parma, Reggio Emilia, Modena, Bologna, Ferrara ( formam a Emilia)
Ravenna, Forlì-Cesena e Rimini ( formam a Romagna).
A divisão regional entre Emilia e Romagna indica também uma divisão na tipologia de vinhos: na Emilia se produz principalmente vinhos espumantes, enquanto na Romagna são produzidos principalmente vinhos tranquilos.
A região vinícola da Emilia-Romagna possui 26 denominações:
Albana di Romagna (DOCG)
Bosco Eliceo (DOC)
Cagnina di Romagna (DOC)
Colli Bolognesi (DOC)
Colli Bolognesi Classico Pignoletto (DOCG)
Colli di Faenza (DOC)
Colli di Imola (DOC)
Colli di Parma (DOC)
Colli di Rimini (DOC)
Colli di Scandiano e di Canossa (DOC)
Colli Piacentini (DOC)
Colli Romagna Centrale (DOC)
Gutturnio (DOC)
Lambrusco di Sorbara (DOC)
Lambrusco Grasparossa di Castelvetro (DOC)
Lambrusco Salamino di Santa Croce (DOC)
Modena o di Modena (DOC)
Ortrugo (DOC)
Ortrugo dei Colli Piacentini (DOC)
Pagadebit di Romagna (DOC)
Reggiano (DOC)
Reno (DOC)
Romagna (DOC)
Romagna Albana Spumante (DOC)
Sangiovese di Romagna (DOC)
Trebbiano di Romagna (DOC)
Os vinhos da Emilia-Romagna são muito apreciados no Brasil: uma grande parte do vinho italiano importado é o Lambrusco, um espumante tinto produzido nas provincias de Modena, Reggio Emilia e Parma.
Exaltando as caracteristicas comuns que ligam os muitos vinhos de origem controlada e certificada, o resultado é que a região da Emilia-Romagna possui um grande patrimônio enológico reconhecido em todo o mundo.
O LAMBRUSCO
O Lambrusco é um vinho com caracterìsticas particulares, inimitàvel, original, extraordinário no panorama da enologia: Um vinho tinto...naturalmente espumante!
É um produto de que, na Emilia, os produtores são muito orgulhosos, e com ele têm também uma relação afetiva, além da relação de consumo, sobretudo na província de Modena, que é o berço de origem do Lambrusco. Os produtores da cidade têm muito orgulhoso deste vinho porque é um dos mais conhecidos no estrangeiro.
Infelizmente, no passado e também hoje, nos mercados fora da Europa têm chegado vinhos de qualidade baixa. Esta estratégia incorreta de difusão do nome Lambrusco como um vinho de baixa qualidade tem criado uma reputação que não corresponde à sua verdadeira qualidade, que é muito maior.
O vinho Lambrusco original tem um sabor único, agradável, frutado, naturalmente frisante e doce sem adição de açúcar. É um vinho convivial, que se bebe com alegria. Ainda assim, o caráter alegre e despreocupado deste vinho não significa que tem de ser inferior.
Agora é preciso que o Lambrusco conquiste outra vez a reputação de vinho qualidade que merece.
O Lambrusco originariamente é tinto, mas é produzido também na versão rosado, com um estilo fresco e informal.
A paisagem da Emilia-Romagna é um convite ao turismo
Lambrusco, Sangiovese, Barbera
Trebbiano, Albana
A região da Emilia-Romagna é um tesouro para a gastronomia
A Emilia-Romagna tem uma rica produção gastronômica, com alguns produtos ícones que representam a Itália pelo mundo, como o Frizzante Lambrusco, a deliciosa Mortadela (Bolonhesa), o prestigiado Aceto Balsamico, os queijos tipo parmesão Grana Padano e Parmeggiano Reggiano, além de muitos embutidos, azeites e produtos locais.
A Emilia-Romagna tem uma relação histórica com o Brasiil, pois em 1875 houve uma migração de camponeses emilianos para a colonia de Porto Real.
Agradecemos à Carmela Testa, da Cantina di Sorbara, pela contribuição com informações sobre a região da Emilia-Romagna e sobre os vinhos Lambrusco.
© 1997-2024 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada