Friuli Venezia Giulia é uma sub-região da região do Nordeste da Itália.
O Friuli-Venezia Giulia faz fronteira com a Áustria, ao norte, e com a Eslovênia, a leste, e suas cidades de referência são Udine, Trieste, Gorizia e Pordenone
A região vinícola do Friuli Venezia Giulia possui 15 denominações:
Carso (DOC)
Colli Orientali del Friuli Picolit (DOCG)
Collio Goriziano o Collio (DOC)
Friuli Aquileia (DOC)
Friuli Colli Orientali (DOC)
Friuli Grave (DOC)
Friuli Isonzo o Isonzo del Friuli (DOC)
Friuli Latisana (DOC)
Friuli-Annia (DOC)
Friuli-Venezia-Giulia (DOC)
Lison (DOCG)
Lison-Pramaggiore (DOC)
Prosecco (DOC)
Ramandolo (DOCG)
Rosazzo (DOCG)
O Friuli-Veneza Giulia produz excelentes varietais, tais como Cabernet, Merlot, Pinot Bianco, Pinot Grigio e Tocai, principalmente no Collio Goriziano e no Colli Orientali.
Com preços nem sempre populares, os brancos do Friuli exibem uma característica mineralidade e elegância que os coloca em uma posição de destaque no cenário italiano.
A uva Tocai é a mais famosa, produz um branco varietal elegante ou conferindo delicadeza aos vinhos onde participa no corte com outras uvas. É importante salientar que, apesar do nome, essa uva não tem nada em comum com a uva francesa Tokay da Alsácia que é, na realidade a Pinot Gris, lá chamada Tokay d’Alsace.
Também não tem nenhuma ligação com o húngaro Tokaji, um famoso vinho branco botritizado de sobremesa, elaborado com a uva Furmint.
Outro vinho famoso do Friuli é o Picolit, um branco doce, no estilo Sauternes, porém feito com a uva que lhe dá o nome, colhida tardiamente, mas não botritizada.
CabernetFranc, Cabernet Sauvignon, Franconia, Merlot, Picolit, Pignolo, Refosco, Ribolla Gialla, Schiopettino (RibollaNera), Tazzelenghe, Terrano e Verduzzo
Malvasia, Pinot Bianco, Pinot Grigio, Tocai Friuliano (Savignonasse) e Verduzzo Friuliano
© 1997-2024 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada