MENU TOPO
Voltar
Cuyo Cuyo - Mendoza
Localização

Mendoza é uma sub-região da região de Cuyo.

Introdução Mais

As sub-regiões de mendoza são denominadas Oasis, mas essa classificação não é oficial. Reproduzimos aqui a separação comumente aceita e falada pelos vinicultores da região.

Oásis Centro-Oeste

Localizado no norte da província está irrigado pelas águas do rio Mendoza, está localizado no sopé da cordilheira (entre 650 e 1060 metros acima do nível do mar) e abrange principalmente os vinhedos dos departamentos de Luján de Cuyo e Maipú.

Devido às suas características de solo e clima, é a zona mais importante de produção de vinhos finos, tanto tintos como brancos.

Oásis Leste

O oásis do Leste de Mendoza está numa planície (a uma altitude entre 640 e 750 metros) que recebe as águas do Rio Tunuyán, além de abranger as partes cultivadas dos departamentos de Junín, Rivadavia, San Martín e Santa Rosa.

Este amplo oásis é o de maior produção na província, onde estão implantadas grandes quantidades de variedades de uvas.

Os Caminhos do Vinho estão sendo desenvolvidos nesta região.

Oásis Sul

O oásis do Sul estende-se aos pés da cordilheira dos Andes nos departamentos de San Rafael e General Alvear, irrigado pelos rios Atuel e Diamante (entre 450 e 800 metros acima do nível do mar). Esta é a principal área de produção da cepa Chenin, a qual dá suas características aos vinhos brancos da região, frutados com uma excelente relação entre o álcool e a acidez. Aí também se produzem bons vinhos tintos.

Muitas das adegas abertas ao turismo pertencem a famílias tradicionais de Mendoza que lhes deram origem, e hoje produzem com a experiência que trouxeram seus fundadores.

Oásis do Valle de Uco

Este oásis está situado a sudoeste da cidade de Mendoza, na bacia hidrográfica do rio Tunuyán, e abrange os departamentos de Tupungato, Tunuyán e San Carlos.

Sua altitude varia entre 900 e 1500 metros).

Atualmente, é a área de maior desenvolvimento de investimentos no setor do vinho. Esta região, onde se cultivam maçãs, peras, cerejas e castanhas, é perfeita para o cultivo de cepas de alta qualidade e demonstra a nova direção da viticultura e enologia argentinas.

Em San José, com o vulcão Tupungato dominando a paisagem, estão vinhedos situados a 1500 metros de altura.

Indo para o Sul, você poderá chegar ao distrito Los Árboles, Tunuyán


Vinhos da Sub-região de Mendoza

As 879 vinícolas de Mendoza produzem 60% do vinho argentino e 84% do vinho exportado. A região tem como ponto forte também o turismo enológico: diversas vinícolas têm pousadas e quase todas estão prontas para recepcionar o turista.

Principais Variedades de Uvas Tintas

Malbec, Bonarda, Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah, Sangiovese, Tempranillo

Principais Variedades de Uvas Brancas

Torrontés, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Viognier

Geografia e Clima

A província de Mendoza está localizada no centro oeste do país e faz divisa ao norte com San Juan, ao leste com a provincia de San Luis, ao sul com La Pampa e Neuquén e fronteira a oeste com o Chile.

A maioria dos vinhedos usa métodos de irrigação que vão desde as tradicionais acequias (canais que levam a água do degelo), passado por diques ou o mais atual, a irrigação por gotejamento.

O clima muito seco nas regiões de cultivo, os ventos fortes e as características dos solos resultam em uvas ótimas para a produção de vinhos.

Vista da cidade de Mendoza com a Cordilheira ao fundo

Vista da cidade de Mendoza com a Cordilheira ao fundo

Região de Mendoza
Altitude:Entre 457 e 1.700 metros
Topografia:São três estruturas diferenciadas: o maciço andino, a pré-cordilheira e as planícies
Clima:Verões muito secos e invernos úmidos.
Chuvas:Média anual de 200 mm
Temperaturas:Média anual 15 a 19ºC
Cidade simbolo na produção de vinhos

Assim como Florença, Bordeaux, Bilboa-Rioja, Melbourne e Cidade do Cabo, Mendoza foi selecionada recentemente pela GWC (Great Wine Capitals Global Network) como uma das principais regiões mundiais na produção de vinhos.

Dados de Produção de Mendoza
Área de Vinhedos: 15.000 hectares

© 1997-2022 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada