MENU TOPO
Voltar
Veneto - Recioto della Valpolicella DOCG
Localização

Recioto della Valpolicella é denominação da região do Veneto.

Vinhos da Denominação Recioto della Valpolicella DOCG

O Recioto della Valpolicella é um vinho produzido a partir de uvas que, após colhidas e selecionadas, são dispostas em prateleiras arejadas e deixadas secar e passificar (apassimento). Se houver excesso de umidade, são usados equipamentos de ventilação para impedir o mofo.

Esse processo dura de 100 a 120 dias, onde as uvas perdem metade do seu peso, concentrando o açúcar, os polifenóis, principalmente o resveratrol, e a glicerina, que trará maciez ao vinho. Aqui acontece também a presença de fungos nobres que respondem pela complexidade típica de sabores.

Durante o apassimento pode surgir o fungo Botrytis, responsável pela grandeza dos Sauternes e Tokajis, mas aqui no Recioto isso não traz ganhos em sabores e aromas, então o processo é mantido bastante arejado e seco para inibir a presença desse fungo.

Ao final da secagem, as uvas são suavemente prensadas e passam por longa fermentação, que é interrompida antes do término do nível de açúcar, permanecendo parte do açúcar natural no vinho, que é doce.

O Recioto é um vinho fabuloso, de grande estrutura, concentração, corpo e maciez, e que pode evoluir por décadas, ampliando sua complexidade.

Apresenta sabores intensos de chocolate amargo, uvas passificadas, especiarias e notas fescas de raspas de frutas cítricas, como laranja e pomelo.

Principais Variedades de Uvas Tintas

Mesma composição oficial do Valpolicella
Corvina Veronese - (Cruina ou Corvina) de 45% a 95%
Corvinone - aceita num máximo de 50%
Rondinella de 5% a 30%
Outras uvas tintas autorizadas - 15% maximo

História

Curiosamente, o processo de produção do Recioto, bastante antigo, é que originou a criação do Amarone.

© 1997-2020 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada