MENU TOPO
Voltar
Veneto - Valpolicella DOC
Localização

Valpolicella é denominação da região do Veneto.

Introdução Mais

A região da Valpolicella está situada nos arredores da cidade de Verona, sendo famosa por seus vinhos:

Valpolicella (Classico, Superiore e Ripasso), um vinho leve, muito gastronômico e saboroso, produzido com as uvas Corvina, Veronese e Mollinara

Recioto (de la Valpolicella e di Soave), vinhos doces produzidos com uvas passificadas (Corvina para o primeiro e Garganega para o segundo)

Amarone della Valpolicella, vinho seco produzido com uvas semi-passificadas, que lhe dão grande estrutura, teor alcoólico elevado (15-16%) e notas amargas (daí seu nome) e uma grande capacidade de envelhecimento.


Vinhos da Denominação da Valpolicella DOC

Na elaboração dos Valpolicella, a uva Rondinella é importante para a manutenção da cor no vinho, A Corvina e a Corvinone, ricas de polifenóis e taninos, trazem a melhor expressão em termos de estrutura.

Valpolicella

Valpolicella DOC

É um vinho de teor alcoólico moderado, acidez média-alta, estrutura leve, fácil de beber, com taninos simples. De cor viva com reflexos granada, é um vinho de bons aromas florais e de frutas amargas (amarena).

Valpolicella Classico DOC

Para usar a especificação classico junto à DOC Valpolicella o vinho deve ser produzido nan zona original mais antiga, que engloba os municipios de Sant`Ambrogio di Valpolicella, Fumane, San Pietro in Cariano, Marano e Negrar.

Valpolicella Superiore

Se diferencia do Valpolicella por um teor alcólico mais elevado, acidez mais baixa, mais redondo na boca e uma maior concentração de extratos e substâncias fenólicas. Por norma, deve passar por amadurecimento mínimo de 1 ano.

Elaborado com uvas selecionadas, de vinhedos com localização idônea, os vinhso apresentam cor rubi com notas granada, aromas etéreos e de baunilha, na boca é fino, harmônico, seco e aveludado.

Valpolicella Ripasso DOC

É elaborado pelo contato do vinho base Valpolicella nos resíduos do tanque do Amarone por aproximadamente 15 a 20 dias. O resultado é uma maior estrutura e longevidade, maior teor alcólico, acidez mais baixa e maior maciez, além de maior concentração de fenóis e estratos.

Principais Variedades de Uvas Tintas

Composição oficial do Valpolicella
Corvina Veronese - (Cruina ou Corvina) de 45% a 95%
Corvinone - aceita num máximo de 50%
Rondinella de 5% a 30%
Outras uvas tintas autorizadas - 15% maximo

Geografia e Clima

A Valpolicella é uma região de colinas, com clima temperado.

Os vinhedos ocupam 6.237 hectares, dos quais:

54% em colinas

22% em pé de colinas

24% em fundos de vales

A produção anual é de 76 milhões de quilos de uvas

Dados de Produção da Valpolicella
Área de Vinhedos: 6.237 hectares

© 1997-2020 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada