MENU TOPO

Artigos e Opiniões -

ORIGEM

uva italiana de boa qualidade, principal componente dos Bardolinos e dos Valpolicellas, no Vêneto, próximo ao Lago de Garda. Não é uma uva considerada nobre, e não se apresenta em vinhos varietais, mas permite ótimos vinhos em combinação com Negrara, Molinara e Rondinella. Sua expressao máxima está no Amarone della Valpolicella.

REGIÕES DE PRODUÇÃO

restringe-se ao Norte da Itália, principalmente na região DOC dos Valpolicella, Bardolinos, e Amarone, na divisa do Vêneto com a Lombardia.

CARACTERÍSTICAS DOS VINHOS

Valpolicella e Bardolino são vinhos leves, próximos mas distintos, com coloração vermelho vivo, e corpo leve. São vinhos agradáveis, com bons aromas e sabor rápido, que não devem ser guardados por mais de 2ou 3 anos.
Os Amarone, apesar de serem feitos com as mesmas uvas, são completamente diferentes, resultando em vinhos encorpados, untuosos, com sabor marcante, longa permanencia, e um agradável e suave amargor final característico, que lhe dá o nome.

HARMONIZAÇÃO

Valpolicella e Bardolino com pratos leves e queijos amarelos; vinhos para o almoço.
Amarone exige cuidado, respeito e cozinha de primeira. Veja as indicaçoes mostradas no Brunello, e estará bem para o Amarone; entretanto, uma vitela ao Marsala será imbatível com o Amarone, e não com o Brunello.

© 1997-2017 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada