MENU TOPO

Artigos e Opiniões -

Com o comércio internacional de vinhos, a grande diversidade de rótulos disponíveis aumentou a necessidade de informações sobre a qualidade de produtos de outros países, fomentando o tráfego de opiniões de degustadores de reputação mundial a respeito dos vinhos degustados.

Atribuem-se notas aos vinhos degustados a partir da avaliação das características organolépticas dos vinhos, geralmente em grupo e às cegas (sem saber que vinhos são) sob os aspectos visual, olfativo e gustativo.

Na seção Degustação de Vinhos você pode saber os passos da degustação em detalhes.

Para atribuir notas aos vinhos degustados, os avaliadores utilizam fichas de degustação detalhadas, onde diversos aspectos dos vinhos são pontuados em separado, tornando a avaliação de qualidade um processo mais técnico e menos subjetivo. Deste modo, as fichas de degustação padronizam os critérios de pontuação

Você pode ver o exemplo de uma Ficha de Degustação aqui.

Com o avanço do comércio globalizado, a utilização de pontuações de alguns degustadores e publicações notórias se tornou prática comum entre os comerciantes e importadores, surgindo assim essa referência para a medida da qualidade dos vinhos presente em todos os catálogos de vinhos do mundo.

Apresentamos aqui uma relação das publicações e personalidades avaliadoras de vinhos mais reputadas no mercado atualmente, com seus critérios e formato de notas para vinhos. As siglas junto aos nomes são as referências a esses avaliadores normalmente encontradas nos catálogos e publicações de vinhos

Decanter (DEC)

www.decanter.com

Revista Inglesa, editada no Reino Unido e nos Estados Unidos
A Decanter atribui de 50 a100 pontos aos vinhos degustados.

Gambero Rosso (GR)

www.gamberorosso.it

Guia de Vinhos da Itália, o mais completo e reputado trabalho sobre vinhos no mundo. No formato de um pesado livro de capa dura, o Gambero Rosso comenta e pontua a quase totalidade dos vinhos produzidos na Itália, incluindo particularidades de produtores e micro regiões.

O Gambero Rosso atribui de 0 a 3 Bicchieri (taças) aos vinhos degustados, e premia com uma Stella (estrela) os produtores que obtiverem por 10 vezes os tre bicchieri em seus vinhos.

Robert Parker (RP)

www.robertparker.com

O Advogado Robert M. Parker Jr. abandonou a carreira quando descobriu que possuía duas apuradas capacidades, a de degustar vinhos com incrível discernimento e a de se lembrar de cada um deles no futuro. Provando milhares de vinhos por ano, Parker tornou-se uma referência mundial que balança o mercado cada vez que emite sua opinião.

Parker foi pioneiro na criação de um grande negócio, a avaliação de vinhos, ao tornar sua opinião uma referência mundial como medida de qualidade para os vinhos. Os produtores interessados enviam a ele anualmente amostras de seus vinhos, e pagam uma anuidade para poder usar as notas obtidas em sua divulgação. Os consumidores também podem pagar uma taxa para consultar todo o acervo de avaliações em seu site.

Robert Parker atribui de 50 a 100 pontos aos vinhos degustados.

Jancis Robinson (JR)

www.jancisrobinson.com

A inglesa Jancis Robinson, - detentora do titulo de Master of Wine - tornou-se uma referencia mundial com seu estilo franco, por vezes irônico, de comentar vinhos e seus produtores. Muito séria e totalmente isenta, Jancis publica reportagens, avaliações e notas sobre vinhos de todo mundo em seu organizado e atraente site, onde os interessados podem pagar uma anuidade para ter acesso ao conteúdo completo de suas avaliações de vinhos.

Jancis Robinson atribui de 0 a 20 pontos aos vinhos avaliados.

João Paulo Martins (JP)

www.joaopaulomartins.com

Pioneiro na avaliação de vinhos em Portugal, João Paulo Martins edita anualmente seu Guia impresso Vinhos de Portugal, uma publicação muito bem elaborada, onde os vinhos de várias safras e produtores têm comentários sucintos.

João paulo também publica livros sobre vinhos, tendo até uma publicação sobre o Vinho do Porto em Mandarim, dirigida ao público chinês.

Com um estilo um pouco polêmico e várias vezes contestado pela comunidade portuguesa, João Paulo comenta os vinhos a cada ano com objetividade às vezes mordaz.

João Paulo atribui de 0 a 20 pontos aos vinhos avaliados.

Revue des Vins de France (RV)

www.larvf.com

Uma publicação francesa impressa, que realiza eventos, cursos e festivais, e avalia os vinhos degustados por sua equipe, publicando suas notas.

A Revue des Vins atribui notas de 0 a 10 pontos aos vinhos avaliados.

Veronelli (VE)

www.seminarioveronelli.com/la-guida-vini-veronelli

O Guia Veronelli atribui notas de 0 a 100 pontos aos vinhos avaliados.

Wine Spectator (WS)

www.winespectator.com

Talvez a publicação mais famosa e reputada do mundo, ao lado da Decanter inglesa, a Wine Spectator publica uma revista de circulação mundial e também vende acesso às áreas exclusivas de seu site, onde milhares de fichas de degustação de vinhos estão disponíveis.

Anualmente a WS publica uma relação de vinhos escolhidos, o famoso TOP 100, aguardado pelos enófilos e críticos de todo o mundo. Esse ranking não seleciona os vinhos de melhores notas apenas, mas premia uma conjugação de pontuação + preço + disponibilidade, o que gera premiações (e ausências) surpreendentes.

A Wine Spectator atribui notas de 50 a 100 pontos aos vinhos avaliados.

Wine & Spirits (W&S)

www.wineandspiritsmagazine.com

A Wine and Spirits atribui notas de 50 a 100 pontos aos vinhos avaliados.

Wine Enthusiast (WE)

www.wineenthusiast.com

A Wine Enthusiast atribui notas de 50 a 100 pontos aos vinhos avaliados.

© 1997-2017 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada