MENU TOPO
Áustria
Introdução Mais

Apesar de possuir um vinicultura histórica compartilhada com as vizinhas Alemanha e Hungria, os vinhos austríacos são pouco difundidos internacionalmente.

Desde o início do século 21 os vinicultores austríacos vêm investindo em divulgação e marketing e oferecendo seus vinhos para o mercado mundial, com resultados positivos, graças à boa qualidade e às suas características únicas, já que se baseiam em uvas locais.


Mapa Vinícola da Áustria - imagem Austrian Wine

Mapa Vinícola da Áustria - imagem Austrian Wine

Vinhos da Áustria

A Áustria, país vizinho da Alemanha, tem sua vinicultura bastante semelhante, devido principalmente à cultura comum e ao clima similar daquela parte da Europa central.

A principal produção é de vinhos brancos, que representam 70% dos vinhedos, onde são cultivadas 22 variedades brancas oficialmente autorizadas. A produção de vinhos tintos cresceu para 30% do total, principalmente a partir de 2000.

O orgulho nacional é a variedade branca dominante Grüner Veltliner, que produz vinhos de acidez marcante, saborosos, picantes e levemente minerais, e com alguma capacidade de evolução conforme os solos onde for plantada.

Os austríacos consomem 73% de seus vinhos, mas as exportações vêm crescendo nos últimos anos, notadamente com os espumantes produzidos pelo método champenoise, no estilo dos Crémants franceses, dos brancos da uva nacional Gruner Veltliner e da sua variedade tinta emblemática, a Zweigelt. Outras variedades tintas locais são a Blaufränkisch, com interessante rusticidade de taninos e a aveludada St.Laurent.

Existem cerca de 20.000 produtores, a maioria pequenos, que vendem seu produto localmente. Mais da metade possui vinhedos de 5 hectares em média, o que é uma constante no país, mas se mostram aptos a exportar seus vinhos e mantém sua personalidade.

Grandes produtores são raridade aqui.

A maior parte do vinho produzido na Áustria é de qualidade (Qualitätswein, equivalente a uma DOC), sendo alguns deles classificados entre os melhores do mundo.

Região vinícola de Wachau, Niederöstereich - imagem Austrian Wines

Região vinícola de Wachau, Niederöstereich - imagem Austrian Wines

Principais Variedades de Uvas Tintas

Blauer Zweigelt (Zweigelt, Rotburger) 13.8%
Blaufränkisch 6.4%
Blauer Portugieser 4.2%
Blauburger 1.9%
Sankt Laurent 1.5%
Blauer Burgunder (Pinot Noir, Blauburgunder) 1.2%
Merlot 1.1%
Cabernet Sauvignon 1.0%
Blauer Wildbacher (Schilcher) 0.9%
Gemischter Satz 0.7%
Roesler 0,3%
Syrah 0.2%
Cabernet Franc 0.1%

Principais Variedades de Uvas Brancas

Grüner Veltliner 32.6%
Welschriesling 8.2%
Weisser Burgunder & Chardonnay 6.6%
Müller-Thurgau (Rivaner) 5.7%
Riesling (Rheinriesling) 3.6%
Neuburger 1.9%
Sauvignon Blanc (Muskat Sylvaner) 1.5%
Frühroter Veltliner (Malvasier) 1.1%
Scheurebe (Sämling 88) 1.0%
Muskat-Ottonel 0.9%
Muskateller (Gelber Muskateller) 0.9%
Traminer 0.8%
Bouvier (Bouviertraube) 0.6%
Grauer Burgunder (Grauburgunder, Pinot Gris, Rulander) 0.6%
Roter Veltliner (Rote Fleischtraube) 0.5%
Gemischter Satz 0.5%
Goldburger 0.5%
Rotgipfler 0.2%
Zierfandler 0.2%
Other White Wines 0.2%
Sylvaner 0.1%

Geografia e Clima

Apesar de sua cultura de turismo dos Alpes, a produção de vinhos da Áustria está localizada na parte sul-este do país, onde o território de colinas suaves na direção dos vizinhos Hungria e Slovenia favorece a vinicultura com um clima marcadamente continental, de verões amenos, outonos ensolarados e invernos de muita neve.

Essas características climáticas explicam porque aqui predominam as variedades autóctones, pois elas são melhor adaptadas.

Orientado na direção Norte-Sul, o conjunto de territórios produtores da Áustria está posicionado entre as latitudes 48 e 49, similar à área entre Champagne e Borgonha, na França.

Localização da Áustria dentro da Europa

Localização da Áustria dentro da Europa

Zweigelt, uma criação austríaca
Zweigelt, a uva tinta criada na Áustria - imagem Austrian Wine - AWMB / Oberleitner

Zweigelt, a uva tinta criada na Áustria - imagem Austrian Wine - AWMB / Oberleitner

Criada em 1922 pelo pesquisador Fritz Zweigelt,no Centro de Pesquisas de Vinicultura em Klosterneuburg, essa uva tinta é resultado do cruzamento das variedades locais Blaufränkisch e St. Laurent.

A nova uva somente ganhou importância após a 2a guerra, sendo hoje a uva tinta mais plantada da Áustria, ocupando 6.426 hectares, ou 13,8 % dos vinhedos, graças à retomada da produção de vinhos tintos no país a partir de 1999.

A Zweigelt produz vinhos jovens de consumo rápido, mas também pode gerar caldos potentes maturados em barrica, esses principalmente em Carnuntum e Neusiedlersee.

Por ser uma uva de crescimento vigoroso, exige cuidados para conter a produtividade excessiva e também por sua tendência à desidratação.

Os vinhos de Zweigelt mostram cor violácea intensa e taninos macios. Quando trabalhados em barrica, se tornam tintos encorpados e longevos, evoluindo para tons vermelho cereja.

Dados de Produção da Áustria
Área de Vinhedos: 43.610 hectares
Produção de Vinhos: 302.018.000 garrafas
Mais informações no site:

Internet www.austrianwine.com
Alemão Alemão Inglês Inglês

© 1997-2018 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada