MENU TOPO
Nova Zelândia
Introdução Mais

A Nova Zelândia é um país de contrastes, com floresta nativa densa, montanhas cobertas de neve e um litoral espetacular, com regiões vinícolas ocupando latitudes de 36º na zona norte até 46º em Central Otago, numa extensão de 1600 km.

A parcela equivalente dessa ocupação no hemisfério norte iria de Bordeaux até o sul da Espanha.

Aqui a vinicultura se desenvolve em uma ampla gama de microclimas e tipos de solo, produzindo uma grande variedade de estilos.

Regiões Mais

Nova Zelândia possui 12 regiões vinícolas: ... (veja mais)

Mapa vinícola da Nova Zelândia (New Zealand Wine)

Mapa vinícola da Nova Zelândia (New Zealand Wine)

Vinhos da Nova Zelândia

O Sauvignon Blanc da Nova Zelândia é reconhecido mundialmente como uma referência importante para essa variedade, devido ao seu estilo intenso e francamente frutado, mas com muita elegância.

Cerca de 42% da área de vinhedos do país é de Sauvignon Blanc.

O reconhecimento crescente para os vinhos de Chardonnay, Pinot Noir, Espumantes por método tradicional, Riesling, cortes bordaleses de Cabernet Sauvignon e Merlot têm contribuído para consolidar a posição do país como um produtor de vinhos de classe mundial.

A Nova Zelândia tem dez regiões vinícolas principais, cada uma apresentando grande diversidade de clima e solo. As diferenças de clima podem ser ilustradas pela variação da data da colheita de Chardonnay: enquanto nas regiões mais amenas e úmidas de Northland, Auckland e Gisborne a colheita deve começar em final de fevereiro ao início de março, em Central Otago os vinhedos de Chardonnay mais ao sul no mundo são colhidos a partir de meados de abril – uma diferença de 6 a 7 semanas.

Na Nova Zelândia operam atualmente 530 vinícolas (2005)

A exportação é de 57,8 milhões de litros (43,5% da produção)

O consumo no país é de 12,1 litros per capita - (9,9 em 1996)

Principais Variedades de Uvas Tintas

Chardonnay, Gewürztraminer, Pinot Gris, Riesling, Sauvignon Blanc, Grüner Veltliner

Principais Variedades de Uvas Brancas

Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir, Syrah

Geografia e Clima Mais

As diferentes regiões vinícolas da Nova Zelândia estão espalhadas por todo o país, cada uma com seu tipo de solo e condições climáticas.

A maioria delas se localiza no litoral leste, exatamente ao abrigo das chuvas, que caem no lado oposto das montanhas.

Os vinhedos se beneficiam do efeito moderador do clima marítmo (nenhum vinhedo está a mais de 120 km da costa), grande extensão de horas de insolação e noites amenas com brisas frescas.

Dentro das diversas regiões, diferentes características sub-regionais estão começando a se afirmar, os vinhos estão sendo identificados não apenas pela região, mas por uma sub-região ou localidade.

Indicações Geográficas - GI

Recentemente, em 2016, o parlamento neo-zelandês aprovou uma legislação que cria as áreas geográficas protegidas, com o intuito de resguardar internacionalmente os nomes e locais das regiões geográficas que originam os vinhos ligados à história da vinicultura no país.

Dados de Produção da Nova Zelândia
Produção de Vinhos: 133.000.000 garrafas
Mais informações no site:

Internet www.nzwine.com
Inglês Inglês Alemão Alemão

© 1997-2017 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada