MENU TOPO

Uva Garnacha (granacha)

ORIGEM

casta de uva tinta espanhola, utilizada nos vinhos da Rioja (também chamada tinta aragonesa) e do Priorato, no norte e nordeste da Espanha; é pouco utilizada como varietal, em geral combinada com tempranillo, graziano e mazuela. Na Catalunia é amplamente utilizada e conhecida como granatxa. Na França é conhecida como grenache (ver). E na Itália é a Vernaccia (Vernazza) Nera. Existe uma variedade branca que é utilizada em Alicante para vinhos brancos doces.

REGIÕES DE PRODUÇÃO

a garnacha, ou a grenache, já se espalhou pelo mundo, dando bons vinhos varietais na Califórnia e Australia, mas é mais conhecida e utilizada em combinaçao com a graziano e mazuela na Catalunia, e com a tempranillo na Rioja. Também é combinada com a monatrell.

CARACTERÍSTICAS DOS VINHOS

os vinhos espanhóis com elevado conteudo de garnacha tem bom corpo, aromas frutados, bom alcool, acidez mediana e cor rubi vivo e intenso. Os aromas permanecem no paladar, marcando boa presença de frutas maduras, e os que passaram por madeira, os toques caracteristicos de tabaco aromático cravo, uma raspa de canela e baunilha.

HARMONIZAÇÃO

vai bem com caça e aves assadas (frango não!), batatas souté, panache legumes, presunto assado com cravo e mel (pro Natal), castanhas, souflés, queijos meia-cura.

© 1997-2017 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada