MENU TOPO

Artigos e Opiniões -

ORIGEM

uva tinta de superior qualidade, amplamente cultivada no leste e sul da França. Esta é a principal uva da maior parte dos vinhos Côtes-du-Rhône, bem como dos famosos Châteauneuf du Pape, em geral combinada com a syrah, mourvèdre e cinsault. Na Espanha é conhecida como garnacha ou granacha, onde apresenta-se em bons vinhos, seja no centro-norte, nordeste ou leste.

REGIÕES DE PRODUÇÃO

Grenache e Garnacha não são muito expressivas fora da França e Espanha, embora ocorram na África do Sul, Australia e California. Os vinhos varietais são pouco comuns. A combinação com a syrah, mourvèdre e cinsault (corte clássico Côtes-du-Rhône) dá resultados muito bons, chegando em alguns casos a vinhos excelentes.

CARACTERÍSTICAS DOS VINHOS

de cor rubi viva e intensa, aberta, bom corpo; aromas de frutas maduras, e quando passados por barricas, tons de tostado e tabaco; paladar superior, equilibrado entre álcool, açucar e acidez, com presença de taninos firmes, mas não agressivos. Os Côtes du Rhône Villages também entram nessa descriçao.

HARMONIZAÇÃO

com as características que foram assinaladas, acompanham bem carnes e risotos, pratos com funghi e champignons, queijos e fondues. Poderão acompanhar pratos brasileiros de feijão vermelho com linguiça, um lombinho assado, ou mesmo um tutu a mineira, arroz carreteiro e couve refogada (com leves toques de alho e pimenta). Estas são também algumas características da cozinha da Provence.

© 1997-2017 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada