MENU TOPO

Uva Malvasia

ORIGEM

Uva branca original do Mediterrâneo, com elevado teor de açúcar, hoje espalhada pelo mundo. Amplamente utilizada na produção de bons vinhos italianos e espanhóis (brancos, parte de tintos, e espumantes), e franceses (brancos do sul), e mesmo vinhos fortificados portugueses e italianos, como Porto, Marsala, e Madeira. Existe uma variedade Malvasia negra, utilizada na composição dos vinhos Chianti (DOC, Toscana).

REGIÕES DE PRODUÇÃO

Itália (toda, desde Piemonte até Sicilia); Espanha; Portugal (continente e Madeira);

CARACTERÍSTICAS DOS VINHOS

Devido a seu elevado teor de açucar, a Malvasia pode produzir vinhos secos ou amabile; de qualquer modo, são sempre vinhos com bom corpo, aromas frutados, e sabor pleno aromático, reproduzindo as frutas dos aromas. No caso dos vinhos fortificados pode durar uma eternidade...

HARMONIZAÇÃO

No caso de vinhos naturais, vai bem com entradas e peixes claros, com molhos de ervas ou aspargos; champignons frescos e queijos amarelos ou cabra, serão sempre um bom acompanhamento. No caso de fortificados, os mais doces como fim de refeiçao, como Porto ou Madeira; e os secos como aperitivo, acompanhado de uma anchova (aliche) no azeite, e torradas.

© 1997-2017 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada