MENU TOPO

Artigos e Opiniões -

ORIGEM

casta branca espanhola utilizada na produção de cavas (o espumante espanhol nobre), junto com Xarello e macabeu. Não é utilizada em varietais, embora hoje seus produtores comecem a fazer algumas experiencias de produzir vinhos tranquilos, sem muita expressão.

REGIÕES DE PRODUÇÃO

Por excelencia faz parte das castas (junto com Xar-ello e Macabeo), que entram na produção de cavas -- a champagne da Catalunia, Espanha. Praticamente inexiste fora dali. Antes da rígida legislação da Espanha moderna, e da Comunidade Europeía (UE), os catalães chamavam seu nobre vinho espumante de "champagne". Hoje, chamam cava, que é denominaçao DOC para vinhos produzidos em região demarcada da Catalunia e Penedés. Suas caracteristicas muito afins com sua prima francesa (embora o parentesco seja muito distante, mais de método que de essencia), revelam porque os fabricantes lascavam Champagne no rótulo.

CARACTERÍSTICAS DOS VINHOS

A cava tem sabores e coloração palha intensa; as de elaboraçao mais longa puxando para o dourado ou para topázio; borbulhas intensas e finas, com perfeito "perlage" (as pérolas que se formam na superficie do vinho na taça, devido ás pequenas bolhas que vão se desprendendo do líquido) os aromas denotam um frescor, que sinaliza uma certa acidez, e notas florais e frutas tropicais (carambola e cajú); na boca, o gás carbonico dissolvido explode para um paladar intenso de ameixas, passas brancas, tamaras e damascos.

HARMONIZAÇÃO

Harmoniza-se muito bem com ocasiões especiais e festas nobres. São ótimas com entradas finas, canapés de salmão, caviar, trufas; e queijos especias, como camembert, brie, saint-paulin e, enfim, roquefort. Comida japonesa, sushi, sashimi, tempura, camarão, lagosta; peixes grelhados, truta, linguado, badejo, congro. E sobremesas não muito doces como apfel-strudel (torta folheada alemã de maça), ou torta de damascos e ameixas pretas. Enfim, bebe-se cava como champagne, do começo ao fim. De manhã, de tarde, á noite. Uma festa.

© 1997-2017 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada