MENU TOPO

Artigos e Opiniões -

ORIGEM

uma das mais expressivas uvas brancas, original do vale do Reno, na Alemanha (Baden) e na França (Alsácia). Notável pelos vinhos frutados, brilhantes e alegres, de cor palha; bem secos e aromáticos no paladar, mostrando sua vivacidade e riqueza de sabores. Existe também a variedade Riesling Itálica, muito usada no centro e norte da Itália, mas que não tem a expreessao de sua prima do Reno.

REGIÕES DE PRODUÇÃO

apesar de existir vinhos de Riesling no mundo todo, as regiões mais expressivas continuam sendo a Alsácia (França) e a região do Reno e Mosel (Rheinhessen, Mosel-Saar, Alemanha)

CARACTERÍSTICAS DOS VINHOS

a Riesling renana, como é conhecida, dá vinhos brilhantes, de cor palha dourada, aromas intensos de frutas (abacaxi, pessego, maracujá, limão-cravo), especiarias e ervas. No paladar reaparecem os sabores dos aromas percebidos; tem uma bela acidez, equilibrada com álcool; os açucares residuais escondem-se na acidez, dando um vinho muito sabor e de bom corpo. Um bom Riesling é memorável.

HARMONIZAÇÃO

devido a suas características, e seguindo a regra geográfica -- onde cada vinho acompanha bem sua culinária de origem -- salsichas, batatas souté, carré de porco, kassler, chucrutes, maionese de batatas e arenque são imbatíveis com Riesling. Pode-se avançar na sobremesa, com apfelstrudel (torta folheada de maça), ou ficar nas saladas, queijos amarelos, frios e cogumelos. Ou passar aos peixes, por exemplo, com salmão fresco ou defumado e aspargos.

© 1997-2017 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada