MENU TOPO

Uva Sauvignon Blanc

ORIGEM

Casta superior de uva branca originária das regiões de Bordeaux e Loire (França). Produz excelentes vinhos brancos secos, com acentuado bouquet e caráter distinto. Nas suas origens, principalmente no vale do Loire, dá vinhos espetaculares e envelhecer 5-10 anos, ou até mais, e só melhorar com o tempo. É uma uva espetacular, referencia de uva branca vinifera (superior) junto com a Riesling e a Chardonnay.

REGIÕES DE PRODUÇÃO

Como quase todas as viniferas de destaque, espalhou-se pelo mundo. Fora da sua origem consegue entretanto dar vinhos excelentes. America do Norte, America do Sul, Australia Nova Zelandia e Africa do Sul produzem ótimos Sauvignon Blanc. Mas se tivermos que escolher um local emblematico pra SB (no Novo Mundo), entao esse lugar é a Nova Zelandia.
Os vinhos SB nunca são amadurecidos em madeira. Podem ser fermentados em madeiras, e lá deixados algumas semanas sobre as leveduras (sur lies) pra pegar mais cor e sabor. Mas depois é pra garrafa. Aí podem evoluir por anos ou decadas, ou serem tomados logo. Como dito, os vinhos de referencia sáo Sancerre (Loire) e Nova Zelandia, em especial vale de Marlborough.

CARACTERÍSTICAS DOS VINHOS

Em geral de coloraçao palha claro, podendo pegar um belo reflexo dourado com tempo (5 anos ou mais), é nos aromas que já vemos que temos algo especial. Um bom SB sempre traz uma palheta aromatica complexa, com predominio de frutas tropicais, o tradicional abacaxi, um suave toque de maracuja, um leve floral de jasmim, talvez uma carambola madura... no paladar, confirmam-se esses aromas, com os correspondentes sabores de frutas frescas, e -- os mais novos-- ligeiramente picante ("petillante")revelando sua bela acidez. Em geral é um vinho ligeiro, mas marcante; de pouca permanencia, mas muito elegante; macio e agradavel. SB é só alegria.

HARMONIZAÇÃO

Para garantir que um SB seja só alegria é preciso tê-lo em bom ambiente. E boa temperatura (8-10 C).
É um vinho tão versátil que fica bem na neve e na praia, no Verão e no Inverno. Mas precisa de um dia ensolarado, ou de uma noite quente (ou fresca); alimentos leves; saladas verdes com peixes, salpicão, aves brancas, aspargos. Jamais carnes fortes e vermelhas, pato; molhos escuros e de tomates. Camembert, brie, mousse de salsão, carambolas, peras, e aspargos frescos acompanhados de leves torradas de paõ branco, serão uma festa com um SB. Santé.

© 1997-2017 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada