MENU TOPO

Uva Vinífera

ORIGEM

diz-se da uva tinta ou branca, que produz vinho (vitis vinifera). É capaz de concentrar melhor os ácidos, açucares, sais minerais e demais substancias importantes na elaboração de bons vinhos. A uva vinífera, em geral, não é adequada como comestível, embora possa ser consumida a qualquer momento depois de madura. As origens da vinifera estão hoje estabelecidas como na região do Caucaso, onde os arqueólogos encontraram os vestigios mais antigos. Parece que foi o próprio Homem quem a transportou para toda a região mediterranea, e depois para todo o mundo.

REGIÕES DE PRODUÇÃO

todos os vinhos de boa qualidade são produzidos com a Vinifera. A uva de mesa, a Vitis Labrusca, dá um vinho de baixa qualidade (vinho de colonos, vinhos populares), que nunca se pode comparar com os da Vinifera.

CARACTERÍSTICAS DOS VINHOS

a concentraçao de aromas e sabores que o genero Vinifera produz, e a capacidade de transformar açucares em alcool, sem perder as caracteristicas, a coloca na posição singular de ser a fruta mais nobre do planeta.

HARMONIZAÇÃO

o vinho da Vinifera é a bebida que universalmente melhor se harmoniza com todas as comidas. É a única que realça os sabores, paladares e aromas, sem diluí-los ou diminui-los. Quando os altera, o faz de maneira harmonica, dando novo valor aos alimentos e condimentos.

© 1997-2017 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada