MENU TOPO

Uva Cabernet Franc

ORIGEM

Uva tinta de ótima qualidade, originalmente proveniente de Bordeaux (França), e de cultivaçao mais antiga. A Cabernet Franc é utilizada no clássico "corte bordalês", junto a cabernet sauvignon, merlot e petit verdot. É ela a responsável pela estrutura, o esqueleto sustentador, dos grandes vinhos "grand cru" de Bordeaux (a Cabernet Sauvignon dá aroma, sabor e corpo, a Merlot dá suavidade, maciez e completa o sabor; a Petit Verdot dá um leve tempero). Os vinhos varietais da Cabernet Franc são robustos e aromáticos, embora mais tânicos e um pouco ácidos.

REGIÕES DE PRODUÇÃO

Apesar da forte ligação que mantém com a região de Bordeaux, a Cabernet Franc se espalhou por todo o mundo, e é usada tanto em varietais como em combinações variadas.

CARACTERÍSTICAS DOS VINHOS

Embora possa atingir bons níveis de qualidade, a Cabernet Franc não é ideal para vinhos varietais. Mesmo assim pode produzir vinhos de bom corpo, cor rubi intensa, mas sempre com acidez acentuada. Não são vinhos para guarda.

HARMONIZAÇÃO

Acompanham bem carnes leves, aves defumadas, e sopas. São uma boa opçao para sanduiches e refeiçoes rápidas. Se for acampar, leve Cabernet Franc - é o único que resiste firme.

© 1997-2017 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada