MENU TOPO

Artigos e Opiniões -

ORIGEM

Variedade branca típica da Argentina, tida como uma descencente da Malvasia italiana. Possui marcantes aromas florais, presentes na propria uva, caracterizando-a como uma variedade também aromática, ao lado da Moscatel, da Malvasia e da Gewurztraminer. Os vinhos de Torrontés são levemente ácidos, aromáticos e refrescantes; mas ao passar por 1-2 meses em barrica, e fermentaçao malo-lática, tornam-se macios, florais, e muito saborosos.

REGIÕES DE PRODUÇÃO

Desenvolve-se primordialmente na Argentina, onde produz brancos de personalidade aromatica e floral. Já se experimentam espumantes varietais e de cortes, usando-se a Torrontés.

CARACTERÍSTICAS DOS VINHOS

Visual muito límpido, de palha muito claro, denotando taninos suaves; aromas florais e um pouco de frutas frescas, lembrando passas brancas e carambolas. Na boca espalha-se bem devido a atingir com facilidade alccol elevado; saboroso e aromático, reproduz no paladar o leque de aromas; baixa acidez, quando descansado em barrica. Um ótimo vinho.

HARMONIZAÇÃO

combinando especialmente com pratos da cozinha exótica do sul da França (cozinha provençal), lulas fritas, camaroes na moranga, arroz com ervas, queijos leves, de cabra e meia-cura. Peixes encorpados, como congro e badejo, ou salmão, com molhos de vinho, manteiga e champignons. Leve e refrescante.

© 1997-2017 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada