MENU TOPO

Artigos e Opiniões -

ORIGEM

uva tinta típica da California, USA; há indicaçoes que tenha sido trazida originalmente do leste da França, como uma variedade da Syrah, ou da Duriff. Trata-se de uma uva de bom corpo e aromas, com grande capacidade de alcool, e sabor agradável de frutas vermelhas; quando passa por carvalho adquire os aromas e sabores típicos de tabaco, cacau, canela e baunilha.

REGIÕES DE PRODUÇÃO

hoje pode-se restringir a Petite Sirah á California, USA, apresentando-se em varietais ou com corte de Merlot ou Cabernet. Os americanos apreciam bastante a Petite Sirah, e consideram-na, junto com a Zinfandel, suas uvas "nacionais".

CARACTERÍSTICAS DOS VINHOS

em geral os vinhos Petite Sirah tem um nível elevado de alcool (>13%), aromas de frutas vermelhas intenso, e bom corpo, com leve amargor no final de boca. Os mais amadurecidos perdem esse amargor e ganham complexidade. Os mais jovens apresentam uma certa adstringencia, que ás vezes é excessiva e desequilibra o vinho.

HARMONIZAÇÃO

vai bem com carnes vermelhas, e um bom "steak" (T-bone) com batatas assadas, ervilhas e molho gravy ficará excelente. Costeletas de porco e outros pratos um pouco gordurosos ficam bem resolvidos com a acidez e taninos da Petite Sirah.

© 1997-2017 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada